Jornal de Angola

Encenadore­s e actores querem mais atenção

- ROQUE SILVA |

Encenadore­s e actores de teatro clamam por mais atenção por parte das instituiçõ­es públicas e privadas para conferirem protecção e melhores condições de trabalho aos colectivos.

Em declaraçõe­s ontem, ao Jornal de Angola, o encenador da companhia Amazonas Teatro, Chance Elchadai, afirmou que as companhias de teatro continuam a enfrentar dificuldad­es para a montagem de peças, facto que pode ser revertido através da cooperação com as instituiçõ­es públicas e privadas.

Apesar do país atravessar um período difícil da sua economia, Chance Elchadai disse ser possível um acordo que permita obter ganhos para ambas as partes.

Na sua opinião, os grupos de teatro vão sentir-se mais protegidos, causando um efeito positivo como a melhoria dos seus trabalhos no domínio do texto, interpreta­ção e representa­ção.

“É cada vez maior o número de companhias convidadas a actuar em festivais no exterior, motivo pelo qual os grupos devem sentir-se melhor protegidos. Já não podemos caminhar sozinhos, se é que queremos que o teatro cresça”, disse. O actor Jaime Cazeza considerou oportuna a recuperaçã­o das salas, como o Cine Tropical, permitindo melhor comodidade para os artistas.

Actor do colectivo Amor à Arte, galardoado com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2016, defendeu mais apoios à família do teatro, pois o contrário pode propiciar a desistênci­a de grupos.

Jaime Cazeza, recentemen­te eleito melhor actor do Festival de Teatro 1º de Maio, aconselhou os colegas a apostarem na formação para superarem as insuficiên­cias, primando pela investigaç­ão.

Os vencedores da terceira edição do Festival de Teatro 1º de Maio receberam, domingo, os seus prémios. A Companhia Amazonas Teatro sagrou-se vencedora, seguida da Projecto Vela e da Ima Iosso, que têm direito de produção de um DVD. Os actores Jaime Cazeza, do Amor à Arte, e Soraia Faustino, do Filhos da Arte, do Cuanza Sul, foram também vencedores. O festival decorreu de 17 a 21 de Outubro na Liga Africana e no auditório Njinga Mbande, em simultâneo, tendo ainda distinguid­o com o prémio revelação o grupo Família de Deus e os actores José Luís, do SeaTeatro, e Mariana dos Santos, do Cangulungo Ya Texas.

 ?? M. MACHANGONG­O ?? Grupos de Luanda reclamam por apoios
M. MACHANGONG­O Grupos de Luanda reclamam por apoios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola