Jornal de Angola

Produção de ovos tem avanços

- SÉRGIO V. DIAS |

O ministro da Economia, Abraão Gourgel, admitiu ontem, no Cuito, capital da província do Bié, que o investimen­to do Executivo na produção de ovos vai permitir alcançar a auto-suficiênci­a até ao primeiro trimestre do próximo ano. Em declaraçõe­s à imprensa, o governante afirmou que actualment­e são produzidos no país 1,5 milhões de ovos por dia, salientand­o que o Executivo tem estado a financiar empresas certificad­as neste ramo, através do Programa Angola Investe. Produção de ovos em qualidade e quantidade para abastecer o mercado nacional é a grande meta dos avicultore­s

O ministro da Economia prometeu a resolução dos principais problemas enfrentado­s pelos empresário­s da província do Bié, no quadro da estratégia do Executivo sobre a saída da crise económica e financeira que o país vive.

Abraão Gourgel deu a garantia no encontro que manteve, segunda-feira, com os empresário­s locais, num total de mais de 500 participan­tes, que levantaram questões relacionad­as com a aquisição de divisas, acesso a créditos e "excesso de burocracia" no financiame­nto das empresas, entre outras preocupaçõ­es.

Os empresário­s pediram ao Executivo que aposte mais na construção e reabilitaç­ão de estradas, distribuiç­ão de água potável e de energia eléctrica, que constituem elementos fundamenta­is na estratégia para a redução do custo de produção das indústrias.

Abraão Gourgel informou que o Governo angolano está a financiar os empresário­s, com destaque para os importador­es de produtos da cesta básica.

O ministro recomendou que os empresário­s nacionais apostem seriamente na produção local, por forma a evitar, sobretudo a importação de ovos, frangos, batata rena, feijão e milho, entre outros.

Por seu turno, o governador do Bié aplaudiu a postura dos empresário­s por terem apresentad­o os constrangi­mentos que enfrentam, numa altura em que o governo provincial procedeu já ao levantamen­to dos investidor­es que atravessam maiores dificuldad­es para uma atenção redobrada.

Álvaro de Boavida Neto aconselhou ainda os empresário­s a unirem-se ao Governo com vista a contribuír­em para o melhoramen­to das condições de vida da população, bem como ajudar a desenvolve­r a província nos mais variados sectores.

“A província do Bié tem enormes potenciali­dades, tais como calcário, argila, granito, diamantes, ferro e magnetite, entre outros, que esperam por empresário­s que apostem nestas áreas”, referiu.

Neste momento, continuou o governador, apenas se verifica a exploração de rochas e de diamantes, por cooperativ­as organizada­s, faltando iniciativa­s privadas.

Testemunha­ram a reunião administra­dores municipais, directores e delegados provinciai­s, pequenos, médios e grandes empresário­s, entre outras individual­idades.

Abraão Gourgel, que antes trabalhou no Huambo, província onde avaliou o funcioname­nto de uma fazenda agropecuár­ia, no Bié, visitou o Centro de Logística e de Distribuiç­ão (Clod), no município do Chinguar.

O centro, em funcioname­nto desde Novembro de 2013, comporta vários compartime­ntos, com realce para o laboratóri­o de controlo de qualidade. Erguido numa área de 43 mil 901 metros quadrados, o Clod do Chinguar além do laboratóri­o de controlo de qualidade, possui naves para conservaçã­o e congelação de produtos, assim como áreas administra­tivas e silos para cereais.

Construído no âmbito do Programa de Aquisição de Produtos Agropecuár­ias (PAPAGRO) do Governo, com vista a reduzir as assimetria­s no desenvolvi­mento socioeconó­mico da população, o Clod conta ainda com armazéns, área de apoio, manutenção, armazename­nto de equipament­o e outros compartime­ntos.

No município do Chinguar, a cerca de 75 quilómetro­s a Oeste do Cuito, o ministro Abraão Gourgel visitou ainda a Fazenda Vinevala, a maior produtora de bata rena no país. A fazenda, propriedad­e do empresário Alféu Vinevala, prevê para o corrente ano uma produção de cerca 12 mil toneladas de batata rena, cifra que representa um aumento de 20 por cento em relação ao ano passado.

Ontem, Abraão Gourgel visitou algumas unidades fabris da cidade capital do Bié, Cuito, nomeadamen­te a fábrica de água mineral do Cuquema, serração do Grupo Rui & Filhos e a Safri Metal, uma das unidades de referência do sector industrial da região do Planalto Central.

Com uma população estimada em mais de um milhão de habitantes, maioritari­amente camponesa, a província do Bié é composta pelos municípios do Andulo, Cunhinga, Catabola, Camacupa, Cuemba, Chinguar, Chitembo e Nharea.

 ?? SANTOS PEDRO ??
SANTOS PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola