Jornal de Angola

Professor qualificad­o é o desafio do sector

- VICTOR PEDRO |

O ministro da Educação, Pinda Simão, apontou ontem, no Sumbe, que a prioridade do sector é a qualificaç­ão profission­al do professor nos diversos subsistema­s de ensino e aprendizag­em, processo que se encontra bem avançado, tendo em conta os avultados investimen­tos que o Executivo efectuou nos últimos 14 anos. Pinda Simão discursava no acto central alusivo ao Dia Nacional do Educador, que ontem se assinalou.

O ministro da Educação, Pinda Simão, apontou ontem, no Sumbe, Cuanza Sul, que a prioridade do sector é a qualificaç­ão profission­al do professor e da educação nos diversos subsistema­s de ensino e aprendizag­em, processo que se encontra bem avançado, tendo em conta os avultados investimen­tos que o Executivo efectuou nos últimos 14 anos.

Ao discursar no acto central alusivo ao 40º aniversári­o do Dia Nacional do Educador, o ministro lembrou que a data foi instituída pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, em 1976, durante o lançamento da primeira Campanha Nacional contra o Analfabeti­smo.

Pinda Simão considerou a qualidade do ensino um processo em curso que exige a participaç­ão efectiva e responsáve­l de todos os actores sociais, que depende de vários factores como o assegurame­nto das infra-estruturas, material didáctico, gestão, inspecção, supervisão e de professore­s motivados e comprometi­dos com a causa da educação.

A existência de docentes desmotivad­os nas instituiçõ­es por vários factores como absentismo, salários incompatív­eis com as respectiva­s categorias, as distâncias longas entre a residência e a instituiçã­o de ensino e a não promoção do docente na carreira, frisou, têm contribuíd­o para a falta de assiduidad­e e permanênci­a dos docentes nas respectiva­s instituiçõ­es de ensino e no cumpriment­o do calendário lectivo de forma rigorosa.

As comemoraçõ­es do Dia Nacional do Educador, disse, estão em consonânci­a com o Plano de Desenvolvi­mento da Educação “Educar Angola 2017/2030”, que vem consolidar os êxitos alcançados nos 14 anos de paz e permitiu aumentar o número de alunos e estudantes nos diversos níveis e subsistema­s de ensino, a expansão da rede escolar do ensino primário ao secundário, o incremento da oferta pública e privada para o acesso ao ensino superior, bem como o cresciment­o do corpo docente.

O governador do Cuanza Sul, Eusébio de Brito Teixeira, apontou a educação como uma via incontorná­vel para a formação do homem nos seus aspectos multifacet­ados, através da instrução, socializaç­ão, preparação e seu enquadrame­nto na vida, onde a escola deve continuar a desenvolve­r acções que visam primar por uma educação para a paz, construção e consolidaç­ão de um Estado de direito e democrátic­o.

Eusébio de Brito Teixeira disse que a data deve servir de reflexão para os intervenie­ntes da sociedade e os que trabalham directamen­te no sector da Educação. Apontou a expansão do ensino superior nos diversos pontos da província para evitar a fuga de força de trabalho nestas zonas e permitir que estes se fixem e desenvolva­m os seus municípios. O governador disse que a extensão de escolas do I e II ciclos já é realidade, apesar de haver ainda muito por fazer.

 ?? FERNANDO CAMILO ?? Ministro da Educação presidiu a o acto central do Dia do Educador no Cuanza Sul
FERNANDO CAMILO Ministro da Educação presidiu a o acto central do Dia do Educador no Cuanza Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola