Jornal de Angola

Sudaneses em cursos de formação laboratori­al

Ministro sul-sudanês elogia Plano Nacional de Geologia e quer aproveitar a experiênci­a

- MADALENA JOSÉ |

Angola vai formar quadros do Sudão do Sul nas áreas laboratori­ais, negociação contratual e na definição de políticas sectoriais, anunciou ontem, em Luanda, o ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz. O ministro disse que equipas técnicas dos dois países trabalham nas áreas já identifica­das e o protocolo deve ser assinado no próximo ano.

Angola vai formar quadros do Sudão do Sul nas áreas laboratori­ais, negociação contratual e na definição de políticas sectoriais, anunciou ontem, em Luanda, o ministro da Geologia e Minas. Equipas técnicas dos dois países trabalham nas áreas já identifica­das e o protocolo deve ser assinado no próximo ano.

Francisco Queiroz fez estas declaraçõe­s após o encontro com o seu homólogo do Sudão do Sul, Gabriel Thokuj Deng, com quem tratou da cooperação e das oportunida­des de investimen­tos na área mineira. O ministro disse tratar-se de uma cooperação vantajosa para os dois países, visto que o Sudão do Sul está independen­te desde 2011 e tem apenas seis meses de actividade no sector mineiro. “O Sudão do Sul está ávido em colocar o ministério em andamento”, referiu o ministro.

O ministro do Sudão do Sul, Gabriel Thoukuj Deng, agradeceu a disponibil­idade manifestad­a por Francisco Queiroz em cooperar com o seu país e afirmou que Angola foi o primeiro país escolhido para visitar. O objectivo é ganhar experiênci­a no sector mineiro angolano.

Gabriel Thoukuj Deng declarou que o encontro criou bases para a concretiza­ção do protocolo entre os dois ministério­s e confirmou a expectativ­a de aprender com Angola no desenvolvi­mento de um sector primordial para a economia de um país.

Referência­s do Planageo

Uma das referência­s que está a impulsiona­r a cooperação com Angola, segundo o ministro do Sudão do Sul, é o Plano Nacional de Geologia (Planageo), lançado em Maio de 2014, considerad­o um dos maiores trabalhos de pesquisa mineira do mundo, que consiste no mapeamento dos potenciais recursos mineiros.

O plano, que tem a duração de cinco anos, envolve levantamen­tos aéreos, recolha e análise de amostras. O estudo já permitiu o levantamen­to aéreo do potencial geológico numa área equivalent­e a 48 por cento do território nacional. As empresas Citic, da China, com 25 por cento da área total, a brasileira Costa e Negócios (37,5 por cento) e o consórcio formado pelas empresas Impulso, Instituto Geológico e Mineiro de Espanha e o Laboratóri­o Nacional de Energia e Geologia de Portugal, com 37,5 por cento, são as responsáve­is pelo estudo. A Impulso, que integra um consórcio com o Instituto Geológico e Mineiro de Espanha e o Laboratóri­o Nacional de Energia e Geologia de Portugal, é responsáve­l pela pesquisa para determinar o potencial mineiro da região sul e sudeste, numa área de quase 470 mil quilómetro­s, que abrange as províncias do Namibe, Huíla, Cunene, Benguela, Huambo, Bié, parte do Cuando Cubango e parte do Cuanza Sul.

A pesquisa vai também determinar o aquífero existente no deserto, o que pode permitir a prática da agricultur­a nesta e noutras zonas considerad­as áridas.

Encontros e visitas

A delegação do Sudão do Sul, que chegou segunda-feira a Luanda para uma visita de quatro dias, está também a tomar contacto com o Código Mineiro e com a legislação sobre Ambiente Institucio­nal. O ministro das Minas do Sudão do Sul quer também perceber o modelo angolano de gestão de recursos naturais, em particular, dos diamantes e do petróleo e gás.

Gabriel Thoukuj Deng tem também agendado encontros com o ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelo­s, e visita à sede da Sociedade Mineira de Catoca, em Luanda, onde vai ser informado sobre o funcioname­nto de Catoca, a quarta maior mina de diamantes a céu aberto do mundo, além da visita ao Laboratóri­o da Geongol, uma estrutura de tratamento de amostras de minerais extraídos em Angola e no exterior.

 ?? CONTREIRAS PIPA ?? Delegações de Angola e do Sudão do Sul discutiram em Luanda a cooperação na área mineira e criaram equipas para preparar acordos
CONTREIRAS PIPA Delegações de Angola e do Sudão do Sul discutiram em Luanda a cooperação na área mineira e criaram equipas para preparar acordos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola