Jornal de Angola

Camponeses do Panguila com apoios do Ministério

- MAIOMONA ARTUR |

O Ministério da Agricultur­a vai prestar maior atenção aos camponeses individuai­s e associados em cooperativ­as na localidade da Kissomeira, Panguila, para que haja mais produção e um consumo suficiente nas províncias do Bengo e de Luanda. A garantia foi dada ontem pelo ministro da Agricultur­a no final de uma visita àquela localidade da província do Bengo.

Marcos Alexandre Nhunga disse que técnicos do Ministério vão dar formação e instruções precisas aos camponeses da Kissomeira para a melhoria do sistema de plantio e outras técnicas agrícolas. A localidade constitui uma alavanca para o desenvolvi­mento da agro-pecuária.

O ministro realçou a iniciativa do sector privado na criação e produção de frangos, suínos e ovos, razão pela qual defendeu o cultivo de milho e o fabrico de ração para a sustentabi­lidade deste e outros projectos funcionais na província do Bengo e não só. Além do fabrico de ração para as indústrias, disse, a produção de milho vai servir ainda para transformá-lo em fuba, para a autosusten­tabilidade das famílias camponesas e da população em geral. Marcos Nhunga reconheceu que existem dificuldad­es de acesso a muitas zonas agrícolas, mas a situação pode ser ultrapassa­da junto das estruturas da província do Bengo e do Executivo, no sentido de aliviar e oferecer melhores condições à região.

Aproveitar os solos

Os solos estão a ser bem aproveitad­os na Kissomeira. Neste particular, Marcos Nhunga referiu-se à ocupação de mais de mil hectares para a produção da banana e inteirou-se da doença que afecta esta cultura, vulgo “top-aleque”. O ministro reuniu-se com os produtores e o Governo Provincial para se encontrar soluções e manter os níveis de produção.

Na Kissomeira, o ministro Marcos Nhunga procedeu à entrega de sementes melhoradas e fertilizan­tes, para apoiar os camponeses e dar consistênc­ia à produção agrícola na zona.

A província do Bengo conta com programas ambiciosos no sector agrícola. A título de exemplo, na localidade da Kissomeira, no Panguila, mais de 2.500 famílias camponesas trabalham em dez mil hectares na produção do milho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola