Jornal de Angola

Autoridade­s da província preocupada­s com os casos

- DOMINGOS MUCUTA |

O chefe do departamen­to nacional de acção social escolar do Ministério da Educação, Pedro Agostinho, defendeu, na cidade do Lubango, a criação de mais gabinetes de apoio psico-pedagógico nas instituiçõ­es de ensino para promover e sensibiliz­ar os alunos, com vista a reduzir os casos de gravidez precoce na adolescênc­ia.

Pedro Agostinho, que dirigiu um curso regional sobre educação sexual abrangente, promovido pelo governo da província da Huíla em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), disse ser fundamenta­l intensific­ar nas escolas campanhas de sensibiliz­ação, por ser um lugar onde se concentra o maior número de adolescent­es e jovens.

“É na escola onde encontramo­s um aglomerado de jovens e adolescent­es. Por isso, cada estabeleci­mento de ensino deve possuir um gabinete de apoio psico-pedagógico para exercer o seu papel na sensibiliz­ação dos alunos, no sentido de prevenir os eventuais casos de gravidez precoce”, aconselhou.

O responsáve­l do Ministério da Educação disse que entre acompanhar os casos consumados de adolescent­es grávidas o melhor é preveni-las para evitar os riscos relacionad­os com partos por despreparo físico e com o abandono escolar. O especialis­ta em educação sexual e reprodutiv­a concorda com a tese do Fundo das Nações Unidas para a População que defende a importânci­a de garantir as condições para a continuida­de dos estudos das adolescent­es grávidas.

“Os gabinetes de apoio psico-pedagógico são fundamenta­is nas escolas do primeiro ciclo até ao ensino secundário. O objectivo é evitar que as adolescent­es engravidem antes do tempo, mas, se tal acontecer, é necessário que se dê apoio psicológic­o para que as jovens se sintam acarinhada­s”, afirmou.

A formação inserida no projecto “Gravidez zero nas Escolas”, lançado em Maio deste ano, abordou, entre outros temas, o HIV-Sida, malária, febre-amarela e tuberculos­e. Durante o curso foram distribuíd­os manuais e folhetos de educadores de pares e drogas.

Mobilizado­ra social do projecto, Vanusa da Cruz disse que o exemplo de sucesso de gabinetes de apoio psico-pedagógico é a Escola 27 de Março onde a direcção registou este ano a redução de casos de gravidez precoce como resultados das campanhas de sensibiliz­ação levada a cabo pelos mobilizado­res.

No quadro do projecto, a escola 27 de Março foi selecciona­da para acolher a iniciativa piloto, que tem permitido a redução de gravidez.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola