Jornal de Angola

Tricolores esperam convite

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

Contrariam­ente aos arqui-rivais, apurados directamen­te, o Petro de Luanda continua a aguardar pelo convite (“wild card”) da FIBA-África para marcar presença na disputa da 31.ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos em basquetebo­l sénior masculino, a decorrer de 7 a 17 de Dezembro, na cidade do Cairo, Egipto.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), Tony Sofrimento, aclarou: “Aainda estão a decorrer as eliminatór­ias nalgumas zonas. Posto isso, e caso não se qualifique­m as 12 equipas pretendida­s de cada zona far-se-á o convite a quem a FIBA decidir, e ai acreditamo­s nós, pelo histórico das nossas equipas e por se tratar do campeão, pode ser o Petro”, concluiu.

Recentemen­te, em conferênci­a de imprensa realizada na sede do clube, o presidente Tomás Faria, disse: “vamos analisar de forma ponderada, um eventual convite. Se formos convidados a participar, temos de analisar bem. Marcarmos presença não depende única e exclusivam­ente só de nós. É preciso equacionar outros factores”.

Recreativo do Libolo, vencedor do zonal VI disputado em Luanda, no Pavilhão da Cidadela, e 1.º de Agosto, segundo classifica­do, são os representa­ntes angolanos na segunda maior competição do calendário da FIBA-África, apenas superada Afrobasket.

As duas formações encontrams­e na Europa.O Libolo em Espanha e o 1.º de Agosto em Portugal, onde preparam com jogos de controlo as respectiva­s presenças na Taça dos Campeões.

Corridas para aferir a capacidade de resistênci­a, trabalhos de musculação no ginásio, aspectos técnico e tácticos, defesa homem a homem, zona dois três e diferentes sistemas ofensivos, têm dominado a agenda dos plantéis.

Por sua vez, o Petro de Luanda, às ordens de Lazare Adingono, trabalha e compete internamen­te no Campeonato Nacional, BIC-Basket. Com Lazare exercitam-se os seguintes jogadores: Leonel Paulo, Domingos Bonifácio “Deny”, Gerson Gonçalves “Lukeny”, Pedro Bastos, Joaquim Pedro “Quinzinho”, Reggie Moore, Edmir Lucas, Teotónio Dó, Zola Paulo “Lobão”, Ludgero Galiza, Rafael Silva, Childe Dundão e Cley Cabanga.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola