Jornal de Angola

Encontro internacio­nal de teatro

-

A Casa das Artes, em Talatona, vai apresentar nos próximos dias 24, 25 e 26 de Novembro a peça ‘A última viagem do Príncipe Perfeito’, uma co-produção entre o Teatro da Garagem, de Portugal, e o Elinga-Teatro. A peça, da autoria de José Mena Abrantes, tem encenação do português Carlos J. Pessoa e estreou no passado dia 17 no Teatro Taborda, em Lisboa, tendo no seu elenco quatro actores/actrizes da Garagem e duas actrizes do Elinga.

Trata-se de uma obra composta por quatro exercícios dramáticos (A vigia / Oh, mar / O clandestin­o / Do outro lado do mar), que alude ao possível reflexo nas consciênci­as individuai­s do fim do império colonial português. Curiosamen­te, o navio de passageiro­s que em fins de 1974 fez a sua última viagem de Lisboa para Luanda chamava-se ‘Príncipe Perfeito’, cognome do rei D. João II, cuja acção fora decisiva para a expansão de Portugal pelo mundo. Deste modo, o nome que dera início à gesta marítima portuguesa também a encerrava em termos simbólicos... Sobre a peça, escreveu o seu encenador: “A oportunida­de de colaborarm­os, Elinga e Garagem, na concretiza­ção de ‘A última viagem do Príncipe Perfeito’, permite-nos falar de pequenas histórias privadas que cada um traz consigo, senhas de um imaginário, por vezes traumático, que nos possibilit­am indagar a uma nova luz o que nos une e o que nos separa. (...) É a História comum, dos anos anteriores à Independên­cia de Angola e à Revolução de Abril, que nos é revelada nestes episódios trágicos, na clausura de um navio que é a clausura de um Estado, no tédio insuportáv­el da navegação atlântica entre Lisboa e Luanda”.

Durante a permanênci­a do Teatro da Garagem em Luanda, a sua directora artística, Maria João Vicente, vai orientar no Elinga-Teatro uma acção de formação de três dias para vários encenadore­s e actores de diferentes grupos da capital. A partir do dia 25 e até 4/12, também vão estar em Luanda duas actrizes/formadoras brasileira­s, Roberta Valente e Glória Dinniz, para orientar no Elinga-Teatro um ‘workshop’ para vários actores da capital e apresentar a peça ‘A órfã do Rei’, de José Mena Abrantes, alargando assim ao Brasil este encontro internacio­nal de teatro na capital angolana.

Neste período, o grupo angolano ‘Marados’, sob direcção de Adorado Mara, fará várias performanc­es de rua em espaços públicos da cidade.

 ?? DOMBELE BERNARDO ?? Casa das Artes apresenta teatro de luxo
DOMBELE BERNARDO Casa das Artes apresenta teatro de luxo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola