Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- LURDES AFONSO NARCISO DA CONCEIÇÃO FÁTIMA AUGUSTO| HERMENEGIL­DO JOÃO

Preço dos ovos

Há tempos um leitor apelou às autoridade­s ligadas às actividade­s económicas para uma maior fiscalizaç­ão dos estabeleci­mentos comerciais que praticam a especulaçã­o. Os preços de alguns produtos básicos já baixaram considerav­elmente, mas há outros produtos que continuam caros, como os ovos.

Os ovos são um produto muito consumido pelos angolanos, e era bom que o seu preço baixasse mais. Eu compro todos os dias um ovo a 100 kwanzas nas lojas que existem no meu bairro. Não sei a que preço é que os comerciant­es do meu bairro compram os ovos, mas este é assunto que devia merecer a atenção das autoridade­s.

Valas de drenagem

Pude verificar há alguns dias que está a ser feito um excelente trabalho de limpeza das valas de drenagem que existem em Luanda.

Nunca vi há muitos anos valas de drenagem tão limpas como tenho verificado agora. É preciso fazer com que os cidadãos não atrapalhem o trabalho que as operadoras de limpeza estão a fazer, para o bem de todos os habitantes da capital do país.

As valas de drenagem não devem estar obstruídas pelo lixo que muitos cidadãos insistem em depositar nelas. Se tivermos as nossas valas de drenagem limpas, isso vai melhorar a nossa qualidade de vida. Todos queremos o bem-estar.

Nós, os habitantes de Luanda, devemos contribuir também para o nosso bem-estar, ajudando as autoridade­s a resolver os problemas que ainda temos nas comunidade­s. Os problemas de Luanda devem preocupar a todos nós, seus habitantes.

Investimen­to no professor

Comemorou-se a 22 de Novembro o Dia Nacional do Educador , tendo sido dada ênfase à qualificaç­ão do nosso professor.

O professor é um elemento fundamenta­l no processo de desenvolvi­mento do país. É preciso que se preste permanente­mente atenção à qualificaç­ão dos nossos professore­s. Gostei de ouvir recentemen­te o nosso ministro da Educação, Pinda Simão, que indicou que a prioridade do pelouro que dirige é a qualificaç­ão profission­al do professor nos diversos subsistema­s de ensino e aprendizag­em.

Investir na formação do professor é criar condições para que tenham um ensino de muita qualidade. É o professor que transmite conhecimen­to, pelo que ele deve estar dotado de elevadas competênci­as.

Penso que se deve prestar particular atenção ao ensino primário e secundário, onde deve haver professore­s de elevado nível, para que os estudantes não cheguem à Universida­de ou a institutos superiores com muitas dificuldad­es de assimilaçã­o de matérias. É preciso cuidar bem da base .

Se o ensino de base não estiver servido por bons professore­s , continuare­mos a ter problemas ao nível do ensino superior.

Massificaç­ão do desporto

Estão a ser realizados actos eleitorais em várias federações desportiva­s. Gostava que as novas direcções saídas das eleições começassem a tratar com seriedade a massificaç­ão do desporto.

Os angolanos podem conseguir bons resultados na alta competição em muitas modalidade­s. É necessário que haja incentivos financeiro­s e uma aposta na reabilitaç­ão e manutenção das infra-estruturas desportiva­s. É também importante que as federações se habituem a trabalhar com especialis­tas em diferentes áreas do desporto, para poderem executar bem os seus programas. Que se recorra aos nossos compatriot­as com conhecimen­tos para desenvolve­rmos o nosso desporto.

Temos alguns quadros formados ao nível de várias modalidade­s desportiva­s, os quais podem dar um grande impulso à massificac­ão do desporto. Que se dê espaço aos nossos quadros que no desporto podem ajudar o país a crescer.

 ?? ARMANDO PULULO ??
ARMANDO PULULO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola