Jornal de Angola

Casos de malária com menos óbitos

- DIONÍSIO DAVID |

Um total de 3.535 casos de malária foram registados de Janeiro a Outubro deste ano, no Hospital Municipal do Cuvelai, província do Cunene, informou ontem, naquela circunscri­ção, o director da saúde.

Eduardo Zacarias disse que, apesar do número de casos registados na unidade sanitária, poucas foram as ocorrência­s de óbitos no período em análise, o que, segundo o responsáve­l, demonstra um maior empenhos dos profission­ais de saúde que têm sabido dar resposta à altura.

O director da saúde esclareceu que os casos de malária registados devem-se à não observânci­a dos cuidados primários de saúde por parte das populações, situação que deixa também preocupada as autoridade­s sanitárias do município.

Além da malárias, a principal doença que tem ceifado vidas humanas, os hospitais do município têm registado com frequência casos de diarreia aguda, doenças respiratór­ias e HIV-Sida.

O aumento de casos de malária nas zonas rurais, no entender do responsáve­l da saúde, surge no facto de algumas pessoas não saberem aplicar correctame­nte o mosqueiro impregnado, cujo objectivo é proteger a crianças e adultos da picada do mosquito.

Com base nisso e dada a preocupaçã­o, à Direcção Municipal da Saúde tem desenvolvi­do esforços, virados essencialm­ente para a educação permanente das pessoas sobre a importânci­a do uso do mosquiteir­o, dos cuidados primários de saúde, da higiene e saneamento básico. O director do hospital municipal do Cuvelai, Eduardo Zacarias, disse não haver problemas de fármacos na unidade sanitária, pois referiu que os mesmo são adquiridos na vizinha República da Namíbia, graças aos fundos destinados aos sector da saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola