Jornal de Angola

Banda desenhada

-

A banda desenhada (BD), conhecida como história de quadradinh­os, é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objectivo de desenvolve­r argumentos dos mais variados géneros e estilos. São, em geral, publicados no formato de revistas, livros ou em tiras em revistas e jornais.

A BD também é conhecida por arte sequêncial, narrativa gráfica e narrativa figurada.

A banda desenhada é chamada de Nona Arte, dando sequência à classifica­ção de Ricciotto Canudo. O termo “arte sequencial” (traduzido do original “sequential art”), criado pelo desenhista Will Eisner, com o fim de definir “o arranjo de fotos ou imagens e palavras para narrar uma história ou dramatizar uma ideia”, é utilizado para definir a linguagem usada nesta forma de representa­ção. O autor Hugo Pratt chamava-lhe “literatura desenhada”. Nos Estados Unidos da América, onde é chamada “comics”, a banda desenhada tornou-se popular no início do século XX. Um desenvolvi­mento importante ocorreu nos anos 30, com o surgimento da banda desenhada de super-heróis, cuja ponte foi o personagem Superman lançado em 1938.

Este também é o período entre as duas guerras mundiais em que o belga Hergé criou As Aventuras de Tintim, que se tornou um clássico do estilo da banda desenhada franco-belga conhecido como linha clara. No Japão, Osamu Tezuka popularizo­u o manga, após a II Guerra Mundial.

Alguns consideram “storyboard­s” como banda desenhada. Estúdios de cinema, especialme­nte de animação, usam sequências de imagens como guias para as cenas. Estes “storyboard­s” não se destinam a ser um produto final e raramente são vistos pelo público.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola