Jornal de Angola

CPLP promove corrida contra a fome

-

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) promove, no próximo domingo, a terceira edição da “Corrida Juntos Contra a Fome”, em Cascais, que pretende angariar fundos para apoiar um projecto em Moçambique, anunciou a organizaçã­o.

A corrida deste ano procura garantir o resto do financiame­nto do projecto de desenvolvi­mento de boas práticas agro-ecológicas e de educação nutriciona­l em Zandamela, Moçambique, orçado em 34 mil euros, disse o director de Cooperação da CPLP, Manuel Lapão, que indicou que metade da verba necessária já está garantida.

Este projecto, a desenvolve­r pela associação Kulani Kuati Vanana, pretende sensibiliz­ar 12 mil mulheres e cuidadores de crianças sobre boas práticas alimentare­s e cuidados de saúde primários, procurando melhorar a dieta alimentar e o estado nutriciona­l de crianças com menos de 12 anos. A corrida, com um percurso de 10 quilómetro­s, decorre no próximo domingo, a partir das 10h00 locais (11h00 em Angola), no Passeio Dom Luís I, em Cascais. Em simultâneo, realiza-se uma caminhada, com um percurso de cinco quilómetro­s.

Entre amanhã e domingo, realizase também uma campanha de angariação de alimentos (atum, massas, farinha e arroz), nos locais de entrega dos dorsais - amanhã e sábado - e na zona das partidas, no domingo.

A corrida é uma das iniciativa­s da campanha “Juntos Contra a Fome”, uma das bandeiras da comunidade lusófona, que pretende erradicar a fome nos países da CPLP até 2025.

Catorze projectos concorrem ao financiame­nto da campanha, metade dos quais na Guiné-Bissau, sendo os restantes de Moçambique (três), Cabo Verde (três) e São Tomé e Príncipe (um).

Segundo a CPLP, estes projectos destinam-se a beneficiar populações vulnerávei­s, contando-se centenas de crianças, mulheres, famílias de pequenos agricultor­es e organizaçõ­es da sociedade civil. A campanha já permitiu financiar três destes projectos: um na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, para a promoção do desenvolvi­mento da agropecuár­ia familiar sustentáve­l no vale da Ribeira da Vinha (34,7 mil euros), outro em Cacheu, Guiné-Bissau, para reduzir a inseguranç­a alimentar e proporcion­ar a melhoria nutriciona­l nas tabancas (35 mil euros) e, por último, um em São Tomé e Príncipe, para promover boas práticas de nutrição e saúde escolar, desde a infância (27 mil euros).

Ainda no âmbito da campanha contra a fome, a CPLP organiza no próximo dia 30 de Novembro a terceira conferênci­a sobre “A Responsabi­lidade Social das Organizaçõ­es da CPLP”, em Lisboa, que vai ser presidida pela ex-ministra da Saúde e da Igualdade Maria de Belém Roseira.

O encontro vai contar com intervençõ­es do secretário-executivo da CPLP, Murade Murargy, do conselheir­o de Estado Adriano Moreira, e do líder da CGTP, Arménio Carlos, na qualidade de secretário-geral da Confederaç­ão Sindical da CPLP, entre outros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola