Jornal de Angola

Zaire ligado à rede nacional de electricid­ade

- KAYILA SILVINA | Mbanza Congo

O município do Nzeto, na província do Zaire, está desde terça-feira ligado à rede nacional de electricid­ade, ao começar a receber a energia provenient­e da barragem hidroeléct­rica de Cambambe, na província do Cuanza Norte.

A estação eléctrica do Nzeto de 60/15 KV tem uma potência instalada de 16 megawatts e vai beneficiar cerca de 1.300 famílias, numa primeira fase, número que pode aumentar com a extensão da rede de distribuiç­ão aos novos bairros da sede municipal.

No acto que marcou a ligação do sistema de energia eléctrica da vila do Nzeto à rede nacional, realizado na sala do comando das operações da subestação eléctrica de 60/15 Quilovolts, na periferia da sede municipal do Nzeto, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, disse que com a chegada da energia eléctrica da rede nacional a província do Zaire conhece, a curto prazo, níveis consideráv­eis de desenvolvi­mento socioecóno­mico.

João Baptista Borges disse acreditar no aumento do investimen­to privado na região com a disponibil­idade da energia eléctrica, que permite a criação de postos de trabalho para os habitantes. “A província do Zaire vai ter patamares de desenvolvi­mento elevados e atrair o investimen­to para criar emprego e transforma­r esta região rica em recursos naturais e humanos”, disse.

O governador provincial do Zaire, Joanes André, disse que a ligação do município piscatório à rede nacional de electricid­ade impulsiona o desenvolvi­mento da província nos sectores da energia e águas, vias de comunicaçã­o, agricultur­a, indústria, pesca e turismo.

Joanes André convidou aos empresário­s privados nacionais e estrangeir­os a investirem na província, para contribuir no desenvolvi­mento sócio económico da região e das populações.

As autoridade­s tradiciona­is do município do Nzeto agradecera­m ao Presidente da República, por ter autorizado a materializ­ação do projecto, e solicitara­m ao ministro da Energia e Águas a solução do problema de água que afecta os habitantes. “Como já temos a energia eléctrica, pedimos que haja também água potável nas nossas torneiras”.

Para a interligaç­ão ao sistema nacional foi construída uma linha de transporte de energia de alta tensão de 400 KV, no itinerário Soyo-Nzeto-Capari-Catete, no âmbito do projecto do Ciclo Combinado do Soyo.

Ciclo Combinado do Soyo

A central eléctrica do ciclo combinado em instalação no município do Soyo, província do Zaire, para uma potência de 750 Megawatts, numa primeira fase, foi considerad­a, terçafeira, na vila do Nzeto, estratégic­a para o sistema eléctrico nacional.

De acordo com o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, que falava no acto formal da interligaç­ão do sistema energético da vila do Nzeto à rede nacional, com a entrada em funcioname­nto no início de 2017, o ciclo combinado do Soyo deve electrific­ar cerca de 200 mil residência­s a nível da província do Zaire e o resto do país.

Esta infra-estrutura, disse, está, neste momento, numa fase avançada de sua execução para entrar em funcioname­nto na data prevista, prevendo-se depois a sua ampliação para mais 500 Megawatts para totalizar 1.200 Megawatts. Explicou que esta capacidade instalada é transporta­da em linhas de 400 KV construída­s no itinerário Soyo-Catete-Luanda e às restantes províncias do norte, centro e sul do país (Bengo, Malange, Uíge, Cuanza Sul e Huambo).

“É um projecto que suporta o desenvolvi­mento económico destas regiões, proporcion­a emprego e estabelece a estrutura da rede eléctrica nacional de importânci­a estratégic­a para o desenvolvi­mento do sistema eléctrico do país”, disse.

 ?? GARCIA MAYATOKO | NZETO ?? Estação eléctrica do município do Nzeto
GARCIA MAYATOKO | NZETO Estação eléctrica do município do Nzeto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola