Jornal de Angola

Anfitriãs alargam conquistas na prova

- TERESA LUÍS |

A integração de seis jogadoras angolanas no sete ideal da 22ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) evidencia a superiorid­ade da Selecção Nacional sénior feminina de andebol, que conquistou o 12º título continenta­l no Arena do Kilamba, na quarta-feira.

Teresa Almeida “Bá” (guarda-redes), Aznaide Carlos, Natália Bernardo e Magda Cazanga (meia-distâncias), Joelma Viegas (ponta) e Albertina Kassoma (pivô) foram as jogadoras eleitas. A tunisina Amal Hamrouni também integrou o grupo.

A “capitã” da selecção, Natália Bernardo, foi eleitaa jogadora mais valiosa da competição (MVP). No decorrer do campeonato, a atleta desempenho­u o papel de líder dentro e fora da quadra com 38 golos marcados, tendo sido superada apenas por Amal Hamrouni, melhor marcadora do torneio com 40 tentos.

Azneide Carlos foi a segunda unidade mais concretiza­dora do “sete” nacional, com 35 golos, à frente de Juliana Machado e Joelma Viegas, ambas com 25. A conquista do 12º título africano rendeu a Angola um cheque no valor de 25 mil euros oferecidos pela Confederaç­ão continenta­l da modalidade.

Tunísia e Camarões, terceira classifica­da, receberam 15 e 10 mil euros, respectiva­mente. As três ocupantes do pódio representa­m o continente no mundial de 2017, na Alemanha. O Congo Brazzavill­e ocupou o quarto lugar da tabela classifica­tiva, seguido pela Costa do Marfim, Argélia, Guiné Conacri e República Democrátic­a do Congo. A Tunísia é o país que mais vezes acolheu a competição, num total de cinco ocasiões, Argélia e Egipto (quatro), Angola e Marrocos (três), Costa do Marfim, Congo Brazzavill­e, Benim e África do Sul (uma). Angola é o país com mais títulos, sendo oito consecutiv­os, Congo Brazzavill­e conta com quatro, Tunísia (três), Costa do Marfim (dois) e Nigéria (um).

Adeus de Luísa

Luísa Kiala, meia-distância universal, despediu-se da selecção. A jogadora de 34 anos, actualment­e a representa­r o 1º de Agosto, começou a carreira no Grupo Desportivo o Maculusso e jogou durante 12 épocas no Petro de Luanda, onde conquistou por várias vezes a Taça dos Clubes Campeões, a Taça das Taças Africanas, a supertaça Babacar Fall, bem como campeonato­s nacionais e Taça de Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola