Jornal de Angola

Mais ricos têm metade do dinheiro mundial

-

A riqueza dos oito homens mais ricos equivale aos rendimento­s da metade da população mundial ( 3,6 mil milhões de pessoas), indica um relatório divulgado segunda-feira pela Oxfam.

No último domingo, a Oxfam divulgou o relatório “Uma economia para 99 por cento”, onde apresentav­a a escandalos­a confirmaçã­o de que oito multimilio­nários capitalist­as possuem acumulado o mesmo de metade da população mundial mais pobre. O documento diz que, ao longo dos próximos 20 anos, 500 pessoas passam mais de 2,1 triliões de dólares para os seus herdeiros – uma soma mais alta que o PIB da Índia, um país que tem 1,2 mil milhões de habitantes.

A divulgação do relatório coincidiu com a abertura do Fórum Económico Mundial de Davos, na Suíça, que reúne os empresário­s e políticos mais ricos e influentes do mundo, ou seja, aqueles que mais beneficiam com a manutenção desse sistema de exploração e opressão. O fundador da Microsoft, Bill Gattes, ficou em primeiro lugar na lista dos mais ricos do mundo.

Os outros sete nomes são todos homens: Bill Gates, da Microsoft; Amancio Ortega, da Inditex (dono da Zara); Warren Buffett, maior accionista da Berkshire Hathaway; Carlos Slim, proprietár­io do Grupo Carso; Jeff Bezos, da Amazon; Mark Zuckerberg, do Facebook; Larry Ellison, da Oracle; Michael Bloomberg, da agência de informação de economia e finanças Bloomberg.

O relatório apresenta inúmeros dados chocantes que demonstram como o capitalism­o é incapaz de resolver as contradiçõ­es sociais e, pelo contrário, como a sua manutenção e suas crises só servem para aprofundar essas desigualda­des. Se desde 2015, um por cento da população mundial possuía mais riqueza do que os outros 99 por cento, de lá para cá a concentraç­ão de renda só aumentou.

Entre 1988 e 2011, a renda dos 10 por cento mais pobres aumentou cerca de 65 dólares por ano, enquanto a dos um por cento mais ricos aumentou 182 vezes. E um em cada 10 pessoas no mundo sobrevive com menos de dois dólares por dia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola