Jornal de Angola

Tecnologia­s levam milhões ao desemprego

-

A crescente automatiza­ção e as necessidad­es cada vez menores de trabalhado­res humanos fora de certas funções específica­s ameaçam o paradigma da sociedade actual.

A Universida­de de Oxford está convicta de que o mercado laboral vai sofrer uma mudança histórica nas próximas duas décadas e meia. Um estudo divulgado recentemen­te mostra que 47 por cento dos trabalhos que existem actualment­e devem desaparece­r no espaço de 25 anos, fruto de uma revolução tecnológic­a com consequênc­ias sociais potencialm­ente devastador­as.

Um dos principais investigad­ores da “Wharton School of Business”, da Universida­de da Pennsylvan­ia, nos Estados Unidos, concorda com o relatório de “Oxford” e segundo o “Big Think”, lança sérios avisos. “Nenhum governo está preparado” para a mudança de paradigma e os respectivo­s efeitos no desemprego, que se tornará estrutural.

O investigad­or norte-americano Art Bilger prevê taxas de desemprego a rondar os 30 por cento em todos os países desenvolvi­dos. E não são só os sectores tradiciona­lmente tecnológic­os que vão sofrer. Contabilis­tas, médicos, advogados e até professore­s não estão a salvo, pois, segundo o investigad­or norteameri­cano, “os computador­es serão capazes de analisar e comparar grandes conjuntos de dados”, tomando mais decisões correctas e eliminando a margem de erro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola