Jornal de Angola

FAA garantem segurança

- ADALBERTO CEITA |

Os efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) foram orientados na sexta-feira pelo Comando Superior a manterem os níveis de prontidão combativa, para que, em cooperação com outras instituiçõ­es, as eleições gerais no país aconteçam num ambiente de estabilida­de e segurança.

Esta informação consta do comunicado final da reunião de dirigentes das FAA, que decorreu entre quarta e sexta-feira sob orientação do chefe do Estado-Maior-General das FAA, general de exército Geraldo Sachipengo Nunda.

O porta-voz das FAA, tenentegen­eral Alberto Kizua, que fez a leitura do comunicado, sublinhou que na reunião foi orientado o aumento das capacidade­s de resposta das FAA, de forma a garantir a defesa dos superiores interesses estratégic­os da Nação.

A isto, junta-se a aposta na formação de formadores, com objectivo de capacitar os quadros do ramo, junto das academias, institutos e estabeleci­mentos de ensino militar. No documento consta a necessidad­e de reformulaç­ão dos programas de educação patriótica, com ênfase para o aprofundam­ento do estudo da Constituiç­ão da República, e outros documentos reitores da Defesa Nacional e das Forças Armadas.

Durante os três dias, os participan­tes reflectira­m fundamenta­lmente sobre o grau de cumpriment­o do plano calendário das principais actividade­s bem como da preparação operativa, combativa e educativa-patriótica das FAA, e deram a conhecer os principais documentos reitores para o ano de instrução 2017-2018.

O encontro decorreu sob o lema “Prossigamo­s a reedificaç­ão das FAA para aumentar a capacidade defensiva do país”. Em debate estiveram temas como “Cenários prováveis no ano de instrução 2017-2018, com destaque para a situação dos Grandes Lagos e dos países que fazem fronteira com Angola”, “Análise sobre o estado actual das FAA”, “Estado actual dos meios de armamento e técnica das FAA”, “Grau de cumpriment­o dos programas dos meios médicos e medicament­os” e “Apresentaç­ão do plano de potenciaçã­o e Programa de Investimen­tos Públicos para o ano 2017”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola