Jornal de Angola

Projecto de electrific­ação chega ao Simione Mucune

-

A Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Electricid­ade (ENDE) procedeu, na sexta-feira, na comuna do Simione Mucune, em Luanda, ao lançamento da primeira pedra do projecto de electrific­ação e ligações domiciliar­es para o município de Talatona.

Trata-se de um projecto que contempla a instalação, num período de 24 meses, de 100 postos de transforma­ção e redes associadas, que atendem um total de 31 mil famílias.

O lançamento do projecto foi testemunha­do pela administra­dora municipal, Manuela Bizerra, e pelo director regional da ENDE para Luanda e Bengo, Sérgio Dindanda, além da população local.

No acto, a ENDE e a empreiteir­a chinesa Sinohydro deram início às obras, com a implantaçã­o de postes de rede. Só na comuna do Simione Mucune está prevista a montagem de 21 postos de transforma­ção, que garantem a energia eléctrica da rede pública para cerca de seis mil famílias.

O director da ENDE para Luanda e Bengo disse que “o município de Talatona é o que clama por maiores investimen­tos de electrific­ação", situação que vai ser ultrapassa­da com a implementa­ção do projecto, que vai abranger igualmente o bairro Dangereux.A administra­dora do município de Talatona, Manuela Bizerra, reconheceu os esforços do Executivo, que, segundo disse, “está cada vez mais determinad­o a resolver os problemas básicos da população, a melhorar as suas condições sociais e a garantir a erradicaçã­o da fome e da pobreza”.

Manuela Bizerra exortou a população a preservar as instalaçõe­s que colocadas à sua disposição e que muito dinheiro custam aos cofres do Estado. “Caros cidadãos, temos de proteger os PT, saber utilizar a energia, denunciar as puxadas e pagar o consumo de energia para ajudarmos o Governo a levar energia a outros bairros do nosso município, e não só, que ainda não beneficiam deste precioso bem”, disse.

O projecto de electrific­ação e ligações domiciliar­es da ENDE, financiado pela linha de crédito da China, contempla, nesta primeira fase, cinco províncias, Luanda, Cabinda, Benguela, Huambo e Huíla.Talatona foi elevada recentemen­te à categoria de município, no âmbito da nova divisão político-administra­tiva da província de Luanda.

 ??  ?? Postos de transforma­ção como este vão beneficiar seis mil famílias no Simione Mucune
Postos de transforma­ção como este vão beneficiar seis mil famílias no Simione Mucune

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola