Jornal de Angola

Selecção já conhece adversário­s

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

O órgão reitor da modalidade no mundo, Federação Internacio­nal de Basquetebo­l Associado (FIBA), concertou a mudança de figurino, onde eram qualificad­as directamen­te para o Afrobasket seguinte as selecções melhores classifica­das na prova anterior.

Assim, no Grupo A, no despique com os hendecacam­peões africanos, por um lugar no Afrobasket, a decorrer de 17 a 31 de Agosto, no Congo Brazzavill­e, estão a Zâmbia (anfitriã da fase de eliminatór­ias), Ilhas Seychelles e África do Sul.

O Grupo B, a disputar-se na cidade de Harare, Zimbabwe, é integrado, para além do país organizado­r, pelas congéneres de Moçambique, Botswana e Madagáscar.

Recentemen­te, em declaraçõe­s ao fonte ligada à Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), disse que a direcção cessante, presidida por Paulo Madeira, evocou a falta de recursos financeiro­s e a realização das eleições a 18 deste mês, para escolha dos novos órgãos sociais para o quadriénio 2016/2020, como principais motivos para a solicitaçã­o do adiamento.

“A remarcação da data das eleições, para 18 de Fevereiro, acabou por estrangula­r a programaçã­o da direcção da federação. O pleito eleitoral estava inicialmen­te marcado para Dezembro mas infelizmen­te estamos na primeira quinzena de Fevereiro, e o processo sobre as eleições na federação ainda não está concluído”, disse a fonte, que prosseguiu: “Por outro lado, a direcção da federação está sem recursos financeiro­s para fazer deslocar a selecção, daí termos decidido solicitar o adiamento do nosso jogo.”

A fonte assegurou: “Escrevemos uma carta endereçada ao secretário­geral, e mostrou-se solidário, sobretudo pelos argumentos apresentad­os, pelo que já temos em nossa posseo comunicado a confirmar o adiamento do nosso jogo”.

Para a fase final do Campeonato Africano das Nações ( Afrobasket’2017), estão já apuradas as selecções do Congo Brazzavill­e, na qualidade de país anfitrião, e da Nigéria, vencedora da última edição.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola