Jornal de Angola

Tricolores sofrem para derrotar sambilas

Diamantífe­ros e maquisarde­s batem Interclube e Progresso da Lunda Sul

- AMÂNDIO CLEMENTE |

O Petro de Luanda assumiu ontem a liderança do Campoeonat­o Nacional de Futebol da primeira divisão, Girabola Zap, ao derrotar o Progresso Sambizanga, por 2-1,na partida de maior cartaz da primeira jornada, com tento de Tiago Azulão e auto-golo de Zau. Patrick descontou para a formação do Sambizanga.

O Progresso só pode queixar-se de si mesmo, pois teve duas soberanas ocasiões para marcar e os seus dianteiros com a baliza à sua mercê falharam incrivelme­nte, numa altura em que ainda perdia por uma bola.

Na cidade do Dundo, o Sagrada Esperança recebeu e derrotou o Interclube, por uma bola sem resposta, com golo solitário de Joka, a concluir jogada de bola parada, numa partida pautada pelo equilíbrio, quebrado na cobrança de falta numa zona próxima da baliza da formação da polícia. Na segunda parte, o interclube tentou inverter o curso dos acontecime­ntos, mas não teve arte nem engenho para superar a bem montada defesa dos diamantífe­ros. No Luena, capital da província do Moxico, o FC Bravos do Maquis tirou proveito do factor casa e derrotou o Progresso da Lunda Sul, por 1-0, no seu regresso ao convívio da fina-flor do futebol nacional.

Hoje, na sequência da disputa da jornada, o Desportivo da Huíla recebe a visita do ASA, num desafio em que a formação anfitriã assume o favoritism­o, que lhe é conferido pelo facto de jogar no seu reduto apoiado pelos seus adeptos. A formação forasteira ambiciona regressar à capital com pontos na bagagem, pelo que vai lutar para contrariar os intentos da equipa militar da Região Sul, num jogo que se antevê equilibrad­o.

Equilíbrio deve ser igualmente a tónica dominante da partida entre 1.º de Maio e Recreativo da Caála. Os proletário­s, repescados para a competição, vão procurar somar a totalidade dos pontos em disputa. Aliás, para evitar a descida, a equipa benguelens­e tem de tentar ganhar os jogos no seu reduto, ao passo que a formação do Huambo almeja roubar pontos aos proletário­s. No Lobito, a Académica tem um teste difícil na recepção ao Kabuscorp do Palanca.

Apesar de jogar no seu reduto, a equipa treinada por António Alegre tem de ter arte e engenho para superar um assumido candidato ao título, que pretende entrar a ganhar no campeonato, tarefa que os “estudantes” pretendem tornar impossível. Com o favoritism­o a recair para os forasteiro­s, cabe aos anfitriões contrariar a pretensão do adversário. A disputa da jornada encerra quarta-feira com o jogo 1.º de Agosto-JGM do Huambo, adiado pelo facto dos militares terem estado envolvidos na primeira eliminatór­ia de acesso à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos.

Na abertura da ronda, o Recreativo do Libolo foi ao Uíge “baptizar” e vencer, por 1-0, a Santa Rita de Cássia, em jogo disputado no Estádio Municipal dos Coqueiros.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jogadores confirmam pretensão de conquista do Campeonato Nacional com vitória apertada na jornada de abertura da competição
VIGAS DA PURIFICAÇíO |EDIÇÕES NOVEMBRO Jogadores confirmam pretensão de conquista do Campeonato Nacional com vitória apertada na jornada de abertura da competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola