Jornal de Angola

Extremista francês abatido em Mossul

-

A coligação internacio­nal que combate o grupo extremista Estado Islâmico (EI) terá visado num ataque realizado na última semana perto de Mossul, no Iraque, o extremista francês Rashid Kassim, considerad­o o mentor de vários ataques na França, confirmou sexta-feira o Pentágono.

O Departamen­to de Defesa dos Estados Unidos não avançou mais dados sobre o que aconteceu ao francês após o raide aéreo “realizado nas últimas 72 horas”, mas em Paris, uma autoridade ligada ao combate ao terrorismo, que pediu o anonimato, disse que Rashid Kassim provavelme­nte foi morto. “Nós não temos nenhuma confirmaçã­o absoluta, mas uma certeza provável”, disse a fonte. Kassim, de cerca de 30 anos, orientou a partir da Síria vários ataques na França e promovia o terrorismo na internet.

De acordo com uma fonte francesa próxima à investigaç­ão, foi “o instigador” da Larossi Abballa, que matou um agente da polícia e a esposa em 13 de Junho em Magnanvill­e, um subúrbio de Paris.

E “emitiu directamen­te instruções” a Adel Kermiche e Abdel Malik Petitjean, os dois assassinos do padre da igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray.

O Governo sírio e grupos rebeldes armados foram de novo convocados para negociaçõe­s de paz nos dias 15 e 16 de Fevereiro em Astana, anunciou ontem o Ministério dos Negócios Estrangeir­os do Cazaquistã­o. “Foi decidido manter as próximas negociaçõe­s de alto nível para resolver a situação na Síria nos dias 15 e 16 de Fevereiro”, anunciou em comunicado o Ministério. O Governo sírio, representa­ntes da oposição armada e o enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Staffan de Mistura, devem participar nas conversaçõ­es, patrocinad­as pela Rússia, Turquia e Irão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola