Jornal de Angola

Fábrica de cerveja Sagres emprega vários angolanos

- ARCÂNGELA RODRIGUES |

Mais de 210 trabalhado­res, 90 por cento dos quais angolanos, foram contratado­s pela Sociedade de Distribuiç­ão de Bebidas de Angola (SODIBA) para operação de produção da cerveja Sagres, iniciada na fábrica da companhia em Luanda.

A informação foi prestada pelo administra­dor da Sagres para a Área Operaciona­l, José Torres, numa conferênci­a de imprensa realizada ontem para lançar da campanha de comerciali­zação da primeira cerveja internacio­nal produzida em mercado nacional.

A estratégia da companhia, revelou José Torres, é a de atingir uma quota de mercado de cinco por cento com o relançamen­to da marca no país, para onde a Sagres exportava uma média 350 milhões de hectolitro­s por ano.

José Torres afirmou que a cerveja é produzida “com a mesma receita, qualidade e sabor caracterís­ticos da marca”, em garrafas descartáve­is e retornávei­s de 25 e 33 centilitro­s e “já está a ser distribuíd­a nos principais pontos de venda a grosso e a retalho” para começar a ser comerciali­zada “nos próximos dias”. José Torres considerou o mercado angolano bastante estratégic­o para as marcas de cerveja portuguesa­s e que, apesar do momento económico que o país enfrenta, a Sociedade Central de Cervejas, parceira da SODIBA, tem a certeza que “os desafios vão ser alcançados”. Dados disponívei­s indicam que, para a Sociedade Central de Cervejas, o mercado angolano valia em 2014 cerca de 20 por cento das exportaçõe­s, mas, no ano seguinte, e na sequência da crise, passou a valer apenas 13 por cento.

A fábrica da SODIBA está implantada numa área industrial com uma extensão de 40 hectares e tem uma capacidade instalada de produção anual de 144 milhões de litros, podendo reforçarse até aos 200 milhões de litros de bebidas por ano.

Além da cerveja Sagres, a SODIBA, investiu 150 milhões de dólares (25 mil milhões de kwanzas), para lançar uma nova marca de cerveja 100 por cento angolana, denominada Luandina, que vai estar disponível no mercado até ao final deste semestre.

José Torres sublinhou que a marca Sagres surgiu no mercado em 1940, numa altura em que a Europa enfrentava a segunda Guerra Mundial. No ano de 1943, a marca expandiu-se por mais de 30 países da Europa, América, Ásia e África.

 ?? JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Parceria de empresas cervejeira­s de Angola e Portugal anuncia meta para quota de mercado
JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO Parceria de empresas cervejeira­s de Angola e Portugal anuncia meta para quota de mercado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola