Jornal de Angola

Líder da UEFA endereça nota de solidaried­ade à Federação

-

A UEFA expressou ontem à Federação Angolana de Futebol (FAF) a sua solidaried­ade pela tragédia ocorrida na sexta-feira no Estádio Municipal 4 de Janeiro, na cidade do Uíge, no decurso da partida de abertura do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola Zap, entre o Santa Rita de Cássia e do Recreativo do Libolo.

“Queremos expressar as condolênci­as profundas às famílias das vítimas. A UEFA expressa a sua solidaried­ade para com a Federação Angolana de Futebol na sequência da tragédia que ocorreu no Uíge, na noite passada”, escreveu o presidente do organismo europeu, Aleksander Ceferin, numa nota publicada no site oficial do órgão reitor do futebol no velho continente.

O jogo inaugural do campeonato angolano de futebol (Girabola) entre o Santa Rita de Cássia e o Recreativo do Libolo teve milhares de pessoas a tentar assistir à partida num estádio com pouca capacidade para acolher tão elevado número de espectador­es.

Pelo menos 17 pessoas morreram, alegadamen­te ao forçarem a entrada no Estádio Municipal 4 de Janeiro, para assistirem ao jogo, que terminou com a vitória do Recreativo de Libolo, por 1-0.

Mensagens de solidaried­ade e pesar foram endereçada­s aos familiares das vítimas pelo Ministério da Defesa e o governo da província de Luanda. O governo da província do Uíge criou uma comissão de inquérito que está a trabalhar para averiguar as causas do incidente e encontrar os eventuais responsáve­is, ao mesmo tempo que entidades ligadas à federação deslocaram-se ao local dos acontecime­ntos para acompanhar o inquérito.

A liga espanhola de futebol decretou um minuto de silêncio nos jogos dos dois campeonato­s profission­ais deste fim de semana em memória das vítimas da tragédia ocorrida no Estádio Municipal 4 de Janeiro. A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) aceitou o pedido da liga, com o minuto de silêncio antes dos jogos da 22.ª jornada do primeiro escalão e da 25.ª do segundo escalão.

 ?? FABRICE COFFRINI / AFP ?? Dirigente expressa condolênci­as às famílias
FABRICE COFFRINI / AFP Dirigente expressa condolênci­as às famílias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola