Jornal de Angola

Rússia acusa forças ucranianas de atacarem civis com mísseis

-

A Rússia disse ontem que possui provas irrefutáve­is de que as Forças Armadas Ucranianas usaram mísseis balísticos “TochkaU” carregados com projécteis de fragmentaç­ão e bombas incendiári­as contra a população civil das zonas do leste do país.

“O Comité de Instrução (CI) reuniu provas do uso por parte dos militares ucranianos de armas de destruição em massa, como mísseis tácticos 'Tochka-U', contra núcleos residencia­is da região de Lugansk”, indica o Governo russo numa nota.

As cidades de Lugansk e Rovenki e a população de Novosvetlo­vka, Yubuleynoy­e e Ternovoye também foram visadas pelos disparos das forças ucranianas. A porta-voz da organizaçã­o, Svetlana Petrenko, referiu que os mísseis balísticos foram carregados com projécteis de fragmentaç­ão e bombas incendiári­as.

“Um projéctil incendiári­o produz, ao explodir, até 14,5 mil fragmentos que alcançam uma superfície de 2-3 hectares, o equivalent­e a dois ou três campos de futebol. Um míssil carregado com um projéctil de fragmentaç­ão pode causar danos a uma superfície de até sete hectares e produz até 15,8 mil fragmentos”, segundo dados classifica­dos.

Com esta capacidade, acrescento­u a porta-voz do Comité de Instrução, este tipo de armamento “pode ser considerad­o de destruição em massa, ao não deixar possibilid­ades de sobrevivên­cia tanto aos soldados das partes em conflito, como aos civis.” “O uso deste tipo de armamento arbitrário faz vítimas mortais entre a população civil e gera graves danos às infra-estruturas”, disse a porta-voz do CI, Svetlana Petrenko.

Os mísseis tácticos “Tochka-U”, que foram disparados desde plataforma­s móveis e que têm um alcance de 120 quilómetro­s, “são umas das armas mais potentes no arsenal do Exército ucraniano.” A violência voltou ao leste da Ucrânia no final do mês de Janeiro e pelo menos 20 pessoas, entre civis e combatente­s, morreram desde então na zona do conflito. O Presidente russo, Vladimir Putin, acusou o Governo da Ucrânia de aquecer o conflito no leste do país para poder se aproximar de Donald Trump, após ter apoiado economicam­ente a sua rival, Hillary Clinton, nas eleições de Novembro, onde foi derrotada pelo republican­o Donald Trump. As partes são acusadas de violar o cessar-fogo.

 ?? ALEKSEY FILIPPOV| AFP ?? Forças Armadas ucranianas acusadas de dirigir as suas rampas de lançamento contra bairros civis em detrimento de posições militares
ALEKSEY FILIPPOV| AFP Forças Armadas ucranianas acusadas de dirigir as suas rampas de lançamento contra bairros civis em detrimento de posições militares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola