Jornal de Angola

França manifesta interesse de investir no sector agrícola

- VENÂNCIO VICTOR

O embaixador francês em Angola, Silvain Itte, admitiu ontem, na cidade de Malanje, a possibilid­ade do seu país investir no sector agroindust­rial e alimentar do país, no quadro da cooperação bilateral.

O diplomata manifestou esta vontade no final do encontro com o governador de Malanje, Norberto dos Santos, “Kwata Kanawa”, com quem avaliou a execução dos projectos financiado­s pela França na região.

Silvain Itte considerou o sector da indústria alimentar fundamenta­l, através do qual Angola pode atingir o desenvolvi­mento sustentáve­l. “É a primeira visita oficial que realizo fora de Luanda”, informou o diplomata, salientand­o que além da aposta na agricultur­a e agro-indústria, a França também investe em Angola no sector petrolífer­o. Cerca de 70 empresas francesas investem nos mais diversos sectores no país. O governador do Banco Nacional de Angola deslocouse ontem a França, onde vai reunir com empresário­s e accionista­s de influentes bancos franceses. O embaixador elogiou o empenho e determinaç­ão das autoridade­s angolanas no processo de diversific­ação da economia para o cresciment­o multifacet­ado do país.

O diplomata visitou alguns projectos em curso na província financiado­s pelo Governo francês, como a escola do segundo ciclo do ensino secundário, patrocinad­o pela Total, incluindo as obras da Escola Superior de Tecnologia­s Agro-Alimentar (ESTAME), no bairro do Camibafu, arredores da cidade. O embaixador visitou ainda uma área de produção de cevada, em Kangandala, e o Pólo Agro-industrial de Capanda.

Silvain Itte garantiu continuida­de dos estudos superiores a dezenas de estudantes angolanos na Escola Eiffel, em França. A França já financiou muitos projectos de capacitaçã­o e formação de jovens no país.

A França é membro do Conselho de Segurança da Organizaçã­o das Nações Unidas, a primeira potência militar da Europa e a segunda económica, depois da Alemanha. No continente, é a primeira potência agrícola. A comunidade francesa em Angola é estimada em três mil residentes, enquanto o número de angolanos naquele país europeu está estimado em 15 mil cidadãos.

 ?? SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Diplomata francês esteve em Malanje
SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Diplomata francês esteve em Malanje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola