Jornal de Angola

Guarda Fronteira com novos meios

-

A fronteira entre a província do Zaire e a República Democrátic­a do Congo (RDC) tem uma fiscalizaç­ão mais efectiva com a entrega de novos meios náuticos e terrestres à Polícia de Guarda Fronteiras, anunciou o governador provincial, Joanes André.

Em declaraçõe­s à imprensa após testemunha­r a cerimónia de entrega de embarcaçõe­s e viaturas, o comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-chefe Ambrósio de Lemos, referiu que os novos meios reforçam a fiscalizaç­ão na zona de fronteira marítima, fluvial e terrestre.

Para o comandante-geral da Polícia Nacional, esses novos meios permitem à Polícia de Guarda Fronteiras, em parceria com outros órgãos de Defesa e Segurança, fazer um combate cerrado à imigração ilegal e ao contraband­o de combustíve­l.

O comissário-chefe Ambrósio de Lemos reconheceu que a província do Zaire tem sido alvo de invasão por parte de cidadãos estrangeir­os de várias nacionalid­ades, principalm­ente da República Democrátic­a do Congo (RDC). Face à essa realidade, considerou indispensá­vel conjugar esforços para desencoraj­ar esse fenómeno.

Para o comandante-geral da Polícia Nacional, o combate à imigração ilegal tem sido uma tarefa difícil devido à complexida­de geográfica e à fronteira de 330 quilómetro­s entre a província do Zaire e a região do Congo Central (República Democrátic­a do Congo). Recentemen­te, as autoridade­s exortaram ao efectivos da Polícia de Guarda Fronteira a redobrarem esforços para uma melhor vigilância da fronteira com a RDC por causa do registo eleitoral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola