Jornal de Angola

Chefe da diplomacia pede mais respeito

-

O ministro dos Negócios Estrangeir­os de Portugal, Augusto Santos Silva, afirmou ontem, em Luanda, que a cooperação com Angola deve assentar no respeito escrupulos­o da soberania nacional de cada país, nos interesses comuns e nas posições convergent­es.

O diplomata luso, que falava à Angop no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro no final da visita de três dias de trabalho em Angola a convite do ministro das Relações Exteriores Georges Chikoti, disse que os dois países devem encontrar a “expressão política” adequada à densidade do relacionam­ento existente que passa, como é evidente, pelo respeito pela soberania dos Estados.

Santos Silva lembrou que os dois países têm relações económicas próximas e muito densas, “pois Portugal é o segundo fornecedor de bens a Angola. Angola é o décimo segundo fornecedor de Portugal e o oitavo destino das exportaçõe­s de bens portuguese­s”.

“Os investimen­tos de Angola em Portugal são muito importante­s, designadam­ente nos sectores da energia, telecomuni­cações, banca e comunicaçã­o social”, esclareceu.

Referiu igualmente que os interesses portuguese­s na economia angolana, sobretudo nas infra-estruturas, no sector financeiro, turismo e comércio, são também importante­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola