Jornal de Angola

Putin e Trump querem encontro antes de Julho

-

O Kremlin admitiu ontem um possível encontro entre Vladimir Putin e Donald Trump, antes do G20, que tem lugar em Julho, mas não avançou algo específico até ao momento.

Os Presidente­s da Rússia e dos Estados Unidos nunca se encontrara­m, mas ambos fizeram saber pelos seus porta-vozes que estão interessad­os em acertar uma agenda para retomar os laços entre os dois países, que atingiram o pior nível desde a Guerra Fria após a integração da Crimeia pela Rússia e pela aproximaçã­o da OTAN da sua fronteira.

O novo Governo dos EUA sofre pressão, porque Michael Flynn, assessor de segurança nacional de Trump, luta para superar uma controvérs­ia sobre uma ligação que teve com o embaixador russo nos EUA, Sergei Kislyak, antes de Trump assumir oficialmen­te o cargo.

Autoridade­s de alto nível da Casa Branca reviram no fim-de-semana contactos de Flynn e se ele discutiu a possibilid­ade de retirar as sanções sobre a Rússia, assim que Trump assumisse o cargo, o que pode significar uma violação da lei que proíbe cidadãos privados de participar­em de políticas externas.

Quando questionad­o sobre o assunto, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse à imprensa que Flynn e Kislyak não discutiram sobre a retirada das sanções.

“É claro que todo embaixador informa ao seu país sobre todos os contactos que mantém, então, a informação chega ao Governo, mas não vamos comentar discussões internas sendo feitas em Washington”, disse Dmitry Peskov.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola