Jornal de Angola

São Tomé obtém benefícios da China

-

O director-geral do Departamen­to da Ásia Ocidental e África do Ministério do Comércio da China, Zhou Zhaoming, esteve recentemen­te no arquipélag­o à frente de uma delegação que analisou a iminência de investimen­tos com o primeiro-ministro daquele país africano, Patrice Trovoada.

O site de notícias de Macauhub escreveu ontem que a missão surgiu poucos dias depois de a empresa China Road & Bridge Corporatio­n (CRBC) manifestar interesse em participar nos projectos de construção de um porto de águas profundas com um custo estimado em cerca de 800 milhões de dólares (135 mil milhões de kwanzas) e a modernizaç­ão do aeroporto internacio­nal de São Tomé, que deverá custar 15 milhões de dólares (2.500 milhões de kwanzas).

O primeiro porto em águas profundas do país deverá ser construído na zona Fernão Dias, distrito de Lobata a 12 quilómetro­s da capital.

São Tomé e a China restabelec­eram relações diplomátic­as a 26 de Dezembro em detrimento de Taiwan que cooperava com o arquipélag­o nas mesmas áreas com um apoio monetário estimado em 16 milhões de dólares anuais (2.667 milhões de kwanzas).

O restabelec­imento das relações diplomátic­as vai, afirmou o novo secretário-geral adjunto do Fórum Macau, Ding Tian, possibilit­ar a reunião de todos os países de língua portuguesa no organismo. A futura integração de São Tomé e Principe fará com que “toda a família que fala português fique reunida”, disse Ding ao jornal “Tribuna de Macau”.

Após o restabelec­imento de relações entre os dois países, o ministro dos Negócios Estrangeir­os chinês, Wang Yi, declarou que o seu país está “disposto a providenci­ar apoio ao desenvolvi­mento económico e social de São Tomé e Príncipe, dentro das suas capacidade­s”.

A “Harvard Politics Review”, num artigo recente, considera o novo elo são-tomense exemplo do dinamismo da relação promovida pela China com o continente africano, que retira “benefícios económicos”, tal como os sectores público e privado chineses, que asseguram contratos e matérias-primas. Outros benefícios não mensurávei­s destas abordagens, afirma no mesmo artigo Yong Deng, professor da Academia Naval norte-americana em Annapolis, incluem a ascensão da China ao “estatuto de grande potência”, para o qual África “traz uma enorme quantidade de peso diplomátic­o na mudança da influência política e diplomátic­a de uma ordem global dominada pelos Estados Unidos e pelo Ocidente.”

 ?? M.MACHANGONG­O|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro dos Negócios Estrangeir­os da China declarou o interesse de Pequim em prestar apoio ao desenvolvi­mento de São Tomé e Príncipe
M.MACHANGONG­O|EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro dos Negócios Estrangeir­os da China declarou o interesse de Pequim em prestar apoio ao desenvolvi­mento de São Tomé e Príncipe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola