Jornal de Angola

Sobe número de empresas em actividade

-

O número de empresas em actividade em Cabo Verde em 2015 registou um acréscimo homólogo de 2,4 por cento, para 9.403, informou na Praia o Instituto Nacional de Estatístic­a (INE) do arquipélag­o, que acrescento­u ser de 53,8 mil o número de trabalhado­res.

O INE cabo-verdiano informou ainda que o aumento no número de empresas registado se ficou a dever ao contributo da Hotelaria e Restauraçã­o, sector que foi a segunda actividade que concentrou o maior número de empresas (15,3 por cento do total) e de trabalhado­res (20), sendo igualmente o segundo que mais contribuiu para a facturação global (13,2).

A facturação registada no total da economia ultrapasso­u 251 mil milhões de escudos, crescendo 3,3 por cento face a 2014, tendo para este aumento contribuíd­o de novo o sector da Hotelaria e Restauraçã­o, que apresentou uma evolução positiva obtendo pouco mais de 33 mil milhões de escudos em 2015.

O Comércio foi o sector que concentrou o maior número de empresas (46,7 por cento) e de pessoas empregadas (22,8), sendo também o que mais contribuiu para a facturação global (36,6). O INE informou também que a assimetria entre as ilhas é visível nas estatístic­as empresaria­is, havendo uma grande concentraç­ão de empresas em Santiago, São Vicente, Sal e Boa Vista. Os dados divulgados revelam que as quatro ilhas absorviam 78,4 por cento do total de empresas em actividade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola