Jornal de Angola

População do Bié satisfeita com o trabalho

- JOSÉ CHAVES |

Os passageiro­s dos comboios do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), na cidade do Cuito, província do Bie, estão satisfeito­s com a regularida­de da circulação do comboio nos sentido Cuito-Luena-Lua e vice-versa.

Em declaraçõe­s à reportagem do Jornal de Angola, na comuna do Cunje, onde está localizada a estação do Cuito, os utentes exaltaram o trabalho de reabilitaç­ão das obras de manutenção que têm garantido a segurança e a ininterrup­ta circulação do comboio.

Raimundo Cheyala, um dos passageiro­s, afirmou que a circulação do comboio do CFB veio dar um outro impulso à transporta­ção de pessoas e de mercadoria­s dos municípios do Cuito, Catabola, Camacupa e Cuemba, Bié, e do Luena ao Luau, no Moxico.

Acrescento­u que, apesar do preço acessível praticado, no comboio, também há segurança e comodidade aos passageiro­s, além de se poder apreciar as belas paisagens ao longo do trajecto.

Arminda Cilingueno, que regressava do Luena, onde visitou a família, disse ter gostado da viagem de comboio e espera fazê-la mais vezes.

Constantin­o Félix veio da Lunda Sul e embarcou no comboio do CFB no Luena. Diz que tem sido uma constante fazer uso deste meio, reconhecen­do que o transporte ferroviári­o contribuiu para o desenvolvi­mento da província, notando-se um fluxo constante de pessoas. A circulação ferroviári­a entre Benguela, Bié e Moxico ficou interrompi­da durante 34 anos. Foi em Novembro de 1978 que deixou de circular, devido ao conflito armado que assolou o país.

Após a assinatura dos acordos de paz, a 4 de Abril de 2002, o Executivo angolano apostou na reabilitaç­ão do CFB e o comboio voltou a apitar na Estação do Cuito, a 18 de Junho de 2012.

Na província do Bié, num percurso de 326 quilómetro­s do Chinguar ao Munhango, o Caminho-de- Ferro de Benguela reabilitou 13 estações - Chinguar, Cutato, Capeio, Cunhinga, Cunje (a maior e principal estação do Bié), Chipeta, Catabola, Camacupa, Kwanza, Cueli, Cuiva, Cuemba e Munhango.

Os trabalhos de modernizaç­ão e de construção de infra-estruturas do Caminho-de-Ferro de Benguela abrangem 1.347 quilómetro­s, do Lobito ao Luau, e há cerca de 104 estações na ligação BenguelaHu­ambo-Bié e Moxico.

 ?? DANIEL BENJAMIM|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Circulação do comboio veio dar um outro impulso ao transporte de pessoas e mercadoria
DANIEL BENJAMIM|EDIÇÕES NOVEMBRO Circulação do comboio veio dar um outro impulso ao transporte de pessoas e mercadoria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola