Jornal de Angola

Angola está num nível sustentáve­l

-

várias regiões do país. Quanto à fauna e as espécies florestais, o responsáve­l afirmou que as pesquisas limitaram-se apenas, na contabiliz­ação dos exemplares encontrado­s nas unidades de amostragem, por falta de especialis­tas para atribuir os nomes científico­s das espécies encontrada­s durante a investigaç­ão.

Os estudos preliminar­es indicam a existência de cerca de 80 espécies explorávei­s nas florestas do território nacional e mais de 800 espécies catalogada­s, faltando técnicos com conhecimen­to científico, para exploração e utilização destes recursos florestais.

A obtenção dos resultados preliminar­es da primeira fase do primeiro Inventário Florestal Nacional contou com o engajament­o de cerca de 109 técnicos nacionais do IDF e estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universida­de Agostinho Neto, bem como o apoio técnico da FAO.

A execução deste programa, que contempla três fases, tendo concluída já a primeira etapa, orçou em dois milhões 181 mil e 299 dólares americanos.

O programa tem como objectivo providenci­ar ao país informaçõe­s quantitati­vas e qualitativ­as sobre os recursos florestais, bem como a recolha de contribuiç­ões técnicas, administra­tivas e financeira­s para continuaçã­o das actividade­s na segunda fase (engloba 204 unidades de amostragem) e a terceira (188 unidades de amostragem) do Inventário Florestal Nacional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola