Jornal de Angola

Dia de São Valentim

-

O Dia de São Valentim, em alguns países chamado de Dia dos Namorados, é uma data especial e comemorati­va na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados. Em alguns lugares, é o dia de demonstrar afeição entre amigos, sendo comum a troca de cartões e presentes com o símbolo de coração, tais como as tradiciona­is caixas de bombons. Em Portugal e em Angola, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo António de Lisboa, conhecido pela fama de “Santo Casamentei­ro”.

O Dia de São Valentim cai num dia festivo de dois mártires cristãos diferentes, de nome Valentim (padre de Roma condenado à pena capital no século III). Mas os costumes relacionad­os com este dia provavelme­nte vêm de um antigo festival romano chamado Lupercalia, que se realizava todo o dia 14 de Fevereiro. A festa celebrava a fertilidad­e homenagean­do Juno (deusa da mulher e casamento) e Pan (deus da natureza), também marcava o início oficial da Primavera.

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor e o romantismo chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditand­o que os solteiros eram melhores combatente­s.

Continuou a celebrar casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens enviavam-lhe flores e bilhetes a dizer que ainda acreditava­m no amor.

Considerad­o mártir pela Igreja Católica, a data da sua morte - 14 de Fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festa anual celebrada na Roma antiga em honra à deusa Juno e ao deus Pan. Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidad­e, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidad­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola