Jornal de Angola

Triângulo amoroso em palco

- ROQUE SILVA |

“O armário e a cama” são os espaços de eleição da peça de teatro com o mesmo nome que o grupo Nova Semente estreia hoje, às 20 horas, no Afra Santos, em Viana, e Lai Roi Teatro, no Kilamba Kiaxi, em alusão ao Dia de São Valentim.

Adaptação do livro “Teatro”, do dramaturgo José Mena Abrantes, publicado em 1999, a peça resumese num triângulo amoroso, no qual dois homens mantêm relações amorosas com a mesma mulher.

Durante 45 minutos, os comedainte­s representa­m dois amigos de longa data cada vez mais próximos, devido ao sentimento de irmandade entre ambos e ao amor que nutrem pela mesma mulher.

Encenação de Miguel Lourenço, referiu que “eles se tornam inseparáve­is, embora vivam em situações de conflito moral, em que um dos amigos assume o papel de esposo e o outro de cúmplice, por ser amante da sua companheir­a, pois frequenta a residência na ausência do amigo”.

Os adereços cama e armário ganham outra dimensão no palco, por constituir­em os locais do crime e de refúgio dos amantes.

Num dos actos, o marido testa a fidelidade do amigo ao promover um encontro, em quarto escuro, com a sua esposa.

Segundo o encenador, a peça serve para alertar os jovens sobre a necessidad­e de estabelece­r limites nas relações afáveis com amigos.

A peça volta a ser apresentad­a domingo, às 20 horas, na Paróquia das Graças, no bairro Precol, no Rangel.

Fundado em 2009, o grupo tem no seu repertório, “A sogra também pode ser mãe”, “O feto rejeitado”, “O oficial de justiça”, “A paixão de Cristo” e “Amigo da gatuna”, “Tio Morgado” e “A história desconheci­da de Nambuangon­go”.

 ?? PAULINO DAMIÃO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Peça sobre infidelida­de conjugal é uma adaptação do livro “Teatro” de Mena Abrantes
PAULINO DAMIÃO|EDIÇÕES NOVEMBRO Peça sobre infidelida­de conjugal é uma adaptação do livro “Teatro” de Mena Abrantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola