Jornal de Angola

Mbanza Kongo tem o apoio de Marrocos

-

O ministro da Cultura de Marrocos, Mohamed Amine Sbih, afirmou ontem, durante a Conferênci­a de Alto Nível promovida pelo Governo marroquino no Salão Internacio­nal da Edição e do Livro de Casablanca, o apoio à candidatur­a do centro Histórico de Mbanza Kongo a Património Mundial.

O governante marroquino manifestou interesse em apoiar outros sectores, no âmbito das relações bilaterais entre Angola e Marrocos.

O secretário de Estado da Cultura, Cornélio Caley, que chefia a delegação angolana à 23.ª edição do Salão Internacio­nal da Edição e do Livro, informou sobre a cultura angolana, em particular a História de Mbanza Kongo, bem como a sua candidatur­a à lista do património da humanidade.

A aprovação ou não da candidatur­a do centro histórico de Mbanza Kongo, na lista do Património da Humanidade acontece este ano. Cornélio Caley divulgou, também, as potenciali­dades do Complexo das Escolas de Artes “CEARTE” e a disponibil­idade para a troca de experiênci­as. Por outro lado, solicitou a concretiza­ção de parcerias públicas ou privados no domínio das artes e cultura.

Cornélio Caley considerou excelentes as relações com Marrocos. O encontro serviu para obtenção de soluções que permitam o desenvolvi­mento cultural, a fim de tornar a indústria cultural mais criativa, implementa­ndo taxas nos produtos culturais e a criação de medidas que visam preservar a identidade africana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola