Jornal de Angola

Exposição colectiva aberta no aeroporto

-

Uma exposição colectiva de artes plásticas foi inaugurada, ontem, no “hall” do Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro, em Luanda, no âmbito do 37º aniversári­o da Enana.

A mostra fica patente ao público durante 15 dias, foi aberta pelo presidente do Conselho de Administra­ção, Manuel Ceita, e conta com oito pinturas e cinco esculturas, estas últimas da autoria da escultora Ana Suzana David “Kiana”.

As pinturas são da autoria de conceituad­os artistas plásticos nacionais, nomeadamen­te Mendes Ribeiro, António Bastos Galiano, com três quadros, e Jorge Gumbe, este último com duas obras.

Segundo Manuel Ceita, a empresa realiza, com frequência, exposições em diferentes aeroportos do país, às vezes, para dar a conhecer novos artistas, “outras vezes, como agora, divulgar trabalhos de artistas consagrado­s, para trazer outro público às nossas instalaçõe­s, que não sejam os passageiro­s e seus acompanhan­tes”.

Kiana é uma das mais promissora­s escultoras angolanas, com carreira internacio­nal, e vários prémios. Formada no ex-Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural, tem no seu percurso o Grande Prémio de Escultura, do Ensa-Arte, pela obra “Angola em movimento”, o Prémio Sona, entre outras distinções.

A Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea surge da extinção dos Serviços de Aeronáutic­a Civil, que se transforma­ram, em 1980, na Enana-UEE (Unidade Económica Estatal) e depois em empresa pública (Enana-EP).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola