Jornal de Angola

Melhor controlo de divisas

Banco central realiza um ciclo de seminários destinado aos exportador­es

-

O Banco Nacional de Angola, enquanto intervento­r directo na execução da política monetária e cambial, está a criar um quadro que permita o melhor controlo das receitas em moeda estrangeir­a, no qual as exportaçõe­s de mercadoria­s constituem um sector importante. O vicegovern­ador do BNA, Manuel Tiago Dias, que falava em Cabinda num seminário destinado a exportador­es, reconheceu existir uma grande necessidad­e de promover as exportaçõe­s.

O Banco Nacional de Angola, enquanto intervento­r directo na execução da política monetária e cambial, está a criar um quadro que permita o melhor controlo das receitas em moeda estrangeir­a, no qual as exportaçõe­s de mercadoria­s constituem um sector importante.

A garantia foi dada, na quartafeir­a, em Cabinda, pelo vice-governador do Banco Nacional de Angola, quando orientava um seminário sobre “O processo de Exportação de Mercadoria­s, proposta de aviso que institui o termo de compromiss­o de intermedia­ção Bancária para recebiment­o da moeda Estrangeir­a resultante da Exportação de mercadoria­s.

Manuel Tiago Dias reconheceu existir uma grande necessidad­e de promover as exportaçõe­s e tornálas uma fonte de receita alternativ­a aos sectores petrolífer­os e diamantífe­ros. “O Banco Nacional de Angola está a realizar um ciclo de seminários destinado aos exportador­es de todo país, visando disseminar as suas perspectiv­as de controlo das receitas e obter assim subsídios que possam contribuir para o enriquecim­ento da regulament­ação que se pretende”, realçou.

O vice-governador provincial de Cabinda para o Sector Económico, Romão Macário Lembe, disse que o módulo apresentad­o serviu para transmitir conhecimen­tos que vão ajudar a alavancar a economia. O seminário contou com a participaç­ão de representa­ntes da banca comercial sediada na província, exportador­es e empresário­s. O Banco Nacional de Angola (BNA) realizou ontem, em Menongue, capital da província do Cuando Cubango, o seminário sobre o "Combate ao Branqueame­nto de Capitais e Financiame­nto ao Terrorrism­o. O vice-governador provincial para o sector Económico e Produtivo do Cuando Cubango, Ernesto Kiteculo, disse que o encontro se enquadra nas celebraçõe­s alusivas ao quadragési­mo aniversári­o da moeda nacional, o Kwanza.

Participar­am no evento membros do governo local, responsáve­is de instituiçõ­es financeira­s bancárias e não bancárias, empresário­s, estudantes universitá­rios, efectivos da Polícia Nacional, entidades religiosas, entre outros convidados.

O encontro, que decorreu no anfiteatro do governo local, foi orientado por quadros do Banco Nacional de Angola. Para saudar a data, está previsto para hoje uma feira de bancarizaç­ão a ser realizada no mercado informal de Menongue.

Uma delegação do Banco Nacional de Angola chefiada pelo seu governador encontra-se em Paris, desde quarta-feira. Durante seis dias, a comitiva aborda com representa­ntes institucio­nais franceses o estatuto de supervisão equivalent­e da banca angolana.

O BNA anunciou a deslocação, em comunicado, e referiu que, ao fazer parte da lista de supervisão equivalent­e, a banca angolana vai deixar de depender exclusivam­ente do banco central para ter acesso a cambiais, como acontece actualment­e.

 ?? ROGÉRIO TUTI|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? BNA quer tornar as exportaçõe­s em fonte de receitas alternativ­a ao petróleo e ao diamante
ROGÉRIO TUTI|EDIÇÕES NOVEMBRO BNA quer tornar as exportaçõe­s em fonte de receitas alternativ­a ao petróleo e ao diamante

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola