Jornal de Angola

Governo da província de Luanda cria hoje novas paragens de táxi

Zango Três e distrito urbano da Barra do Kwanza estão com mais cobertura sanitária

- ALEXA SONHI |

A província de Luanda vai dispor, a partir de Junho, de duas novas unidades hospitalar­es, no distrito urbano da Barra do Kwanza, município de Belas, e no Zango Três, município de Viana.

A informação foi avançada ontem pela directora do Gabinete Provincial de Luanda da Saúde, Rosa Bessa, quando falava à margem de um encontro de trabalho com técnicos de Saúde, presenciad­o pela vice-governador­a de Luanda para a Área Política e Social, Jovelina Imperial.

Rosa Bessa disse que, a nível da província de Luanda, foi inaugurada, recentemen­te, a primeira fase do novo hospital do Zango Três, que “funciona de forma tímida” por faltarem ainda equipament­os hospitalar­es necessário­s para o seu pleno funcioname­nto.

“Tudo está a ser feito para que, até ao mês de Junho, a segunda fase da construção seja concluída e o hospital apetrechad­o para atender à população daquela área convenient­emente”, acentuou a médica Rosa Bessa, especialis­ta em ginecologi­a e obstetríci­a.

Quanto à nova unidade hospitalar do distrito da Barra do Kwanza, Rosa Bessa informou que já está construída, faltando apenas o seu apetrecham­ento, trabalho que vai ser feito até Junho, mês em que é inaugurado. A directora do Gabinete Provincial de Luanda da Saúde disse ser “necessário e urgente” a construção de novas unidades sanitárias nas áreas que ficaram sem hospitais devido à nova divisão administra­tiva. A título de exemplo, Rosa Bessa mencionou o município de Belas, cujos hospitais passaram para o município de Talatona.

Zika e febre-amarela

A médica Rosa Bessa pediu à população para continuar a respeitar as recomendaç­ões das autoridade­s sanitárias relativas à prevenção do vírus zika. As medidas de prevenção, acrescento­u, são as mesmas recomendad­as para a malária por as duas doenças serem transmitid­as pelo mesmo mosquito, o “Aedes aegypti”, que “infelizmen­te reside em nossas casas, onde está presente nas águas limpas, nos pneus abandonado­s e nos vasos".

Rosa Besa confirmou que a febre-amarela está devidament­e controlada na província de Luanda, por a campanha de vacinação ter tido uma cobertura acima dos 90 por cento. A cólera continua a ser uma preocupaçã­o das autoridade­s sanitárias da província de Luanda, onde já foram notificado­s 15 casos suspeitos, cinco dos quais confirmado­s, mas sem causar óbito.

Banco de sangue

A maior parte dos pacientes tem “vínculo epidemioló­gico” com as províncias do Zaire e Cabinda, tidas como o epicentro do actual surto de cólera, doença que, quando mal tratada, pode levar à morte. Questionad­a sobre a existência de bancos de sangue na capital do país, a responsáve­l pelo sector da Saúde em Luanda disse que, para os bancos de sangue funcionare­m, é necessário, mais do que os equipament­os de colheita, a existência de doadores voluntário­s.

A médica Rosa Bessa criticou os familiares de doentes que nem sempre doam, uma atitude que, em sua opinião, deve ser desencoraj­ada. "Os familiares de doentes precisam de colaborar mais. Se hoje o parente não utilizou sangue do hospital, amanhã pode precisar", salientou Rosa Bessa.

A vice-governador­a da província de Luanda para a Áárea Política e Social, Jovelina Imperial, que presidiu à cerimónia de abertura do encontro com técnicos de Saúde, disse que o objectivo da reunião é fazer uma avaliação do estado da Saúde nos municípios e distritos urbanos e uma análise das dificuldad­es que o sector enfrenta.

Jovelina Imperial pediu aos responsáve­is do sector da Saúde para trabalhare­m com mais afinco no combate à malária, a doenças respiratór­ias e diarreicas agudas e às hemorragia­s pós-parto, por serem patologias que causam mais mortes nos hospitais . Na sua opinião, sem Saúde não há cresciment­o nem desenvolvi­mento.

A humanizaçã­o no sector da Saúde foi outro tema abordado pela vice-governador­a provincial.

 ?? MOTA AMBRÓSIO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A directora do Gabinete Provincial de Luanda da Saúde falou ontem a técnicos do sector sobre a estratégia desenvolvi­da pelo Executivo
MOTA AMBRÓSIO|EDIÇÕES NOVEMBRO A directora do Gabinete Provincial de Luanda da Saúde falou ontem a técnicos do sector sobre a estratégia desenvolvi­da pelo Executivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola