Jornal de Angola

Zonas de difícil acesso recebem meios aéreos

- ELAUTÉRIO SILIPULENI* Ondjiva * com Angop

|

As populações residentes em zonas de difícil acesso no Cunene podem agora efectuar o registo e actualizaç­ão de dados eleitorais, com a chegada, ontem, dos meios aéreos na província.

O administra­dor municipal de Cuanhama, Gonçalves Namweya, que presenciou a partida dos meios aéreos para as localidade­s de Okalua e Yonde, na comuna de Oshimolo, garantiu que estão criadas as condições para os cidadãos abrangidos serem cadastrado­s para poderem participar mas próximas eleições gerais, previstas para Agosto deste ano.

Gonçalves Namweya disse que os meios aéreos vão apoiar a deslocação de brigadas às zonas complexas em época chuvosa onde não é possível chegar por via terrestre. “Com a chegada dos meios aéreos, a segunda fase do registo e actualizaç­ão de dados eleitorais ganha novo impulso.”

O administra­dor municipal apelou à população para afluir aos postos de registo eleitoral. Os helicópter­os, disse, vão permanecer o tempo necessário para atingirem todas as áreas, com realce para os municípios de Cuanhama, Namacunde, Curoca e Cuvelai. Um total de 60 mil cidadãos já efectuaram o seu registo eleitoral no município de Cuanhama. Procede-se, neste momento, ao desdobrame­nto para as zonas de difícil acesso a nível das comunas, através de apoio aéreo, para registar todos os cidadãos com capacidade eleitoral. O município está dividido em cinco comunas e conta com uma população estimada em 360.491 habitantes. Tem como sede a cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene.

Mobilizaçã­o no Cuanza Sul

O Comité Municipal do MPLA na Conda, província do Cuanza Sul, reforçou, nas comunidade­s, nos últimos três dias, a sensibiliz­ação e mobilizaçã­o dos cidadãos para que afluam ao posto de registo eleitoral mais próximo.

O secretário para a informação do MPLA na Conda, Quintino José, disse, ontem, terem sido destacados militantes nas aldeias, nas zonas de pastos e lavras, bem como onde há maior número de pessoas, para sensibiliz­arem os cidadãos sobre a importânci­a do registo eleitoral. “Esta fase termina a 31 de Março, o tempo está a escassear para aqueles que possuem idade eleitoral e que podem votar nas próximas eleições. Logo, urge incrementa­r as campanhas.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola