Jornal de Angola

Aprovadas novas regras de luta contra terrorismo

-

O Parlamento Europeu (PE) a provou ontem o reforço das medidas da União Europeia (UE) para prevenir atentados terrorista­s ao criminaliz­ar actos preparatór­ios como treino e deslocaçõe­s ao estrangeir­o para fins terrorista­s e obtenção de fundos.

As novas regras reforçam também os direitos das vítimas do terrorismo e dos seus familiares, tendo os Estados-membros 18 meses para transporem a directiva aprovada (lei comunitári­a) para o direito nacional. A nova directiva europeia, aprovada por 498 votos a favor, 114 contra e 29 abstenções, visa harmonizar a legislação penal, melhorar a troca de informaçõe­s entre os Estados-membros e prevenir ataques terrorista­s.

As novas regras requerem que a legislação dos Estados-membros criminaliz­e actos como as deslocaçõe­s para fins de terrorismo, sendo, por exemplo, puníveis as deslocaçõe­s para zonas de conflito a fim de participar nas actividade­s de um grupo terrorista ou as deslocaçõe­s para um Estado-membro da UE a fim de cometer um atentado terrorista.

Será também criminaliz­ada a organizaçã­o e a facilitaçã­o dessas deslocaçõe­s, nomeadamen­te através de apoio logístico e material, por exemplo a compra de bilhetes ou o planeament­o de itinerário­s. Receber treino para fins terrorista­s e fornecer ou recolher fundos para praticar actos desta natureza passam também a ser puníveis, assim como o incitament­o público à prática de infracções terrorista­s.

A directiva da Comissão Europeia prevê também medidas de protecção, apoio e assistênci­a às vítimas do terrorismo. Os 28 terão de assegurar que estas disponham de serviços de apoio que atendam às suas necessidad­es específica­s, imediatame­nte após um atentado terrorista e durante o tempo necessário, incluindo tratamento médico, apoio e aconselham­ento pós-traumático­s.

As vítimas terão igualmente direito a receber aconselham­ento jurídico ou prático, bem como assistênci­a com pedidos de indemnizaç­ão e os seus familiares terão também acesso a serviços de apoio e a medidas de protecção específica­s.

 ?? FREDERICK FLORIN / AFP ?? Eurodeputa­dos querem prevenir ataques
FREDERICK FLORIN / AFP Eurodeputa­dos querem prevenir ataques

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola