Jornal de Angola

PAICV prepara “nova caminhada”

-

O Partido Africano da Independên­cia de Cabo Verde (PAICV) realiza, hoje, amanhã e domingo, na cidade da Praia, o seu XV Congresso ordinário, com o objectivo de iniciar “uma nova caminhada”, agora nas vestes de maior força política da oposição no arquipélag­o.

A reunião da agora segunda maior força política de Cabo Verde vai formalizar a presidente do PAICV, Janira Almada, reeleita há duas semanas após ter colocado o lugar à disposição dos militantes na sequência das derrotas do partido nas eleições legislativ­as, autárquica­s e presidenci­ais do ano passado.

O secretário-geral do PAICV, João do Carmo, afirmou em conferênci­a de imprensa sobre a preparação do Congresso, que o conclave tem a presença de 413 delegados do país e da diáspora cabo-verdiana, vai decorrer sob o lema “Por um PAICV mais forte, por um Cabo Verde mais justo” e dar orientaçõe­s sobre a organizaçã­o do partido “às novas exigências e desafios”, agora que está na oposição, depois governar o país por 15 anos.

“O povo escolheu-nos como oposição. Vamos fiscalizar a acção do Governo, fazer uma oposição responsáve­l com alternativ­as credíveis de governação”, apontou e sublinhou que o partido “mantém-se firme e convicto” na defesa do desenvolvi­mento do país.

Um dos momentos altos do Congresso, explicou, é a apresentaç­ão e discussão da Moção de Estratégia de Orientação Política Nacional por parte da presidente do partido, sufragada nas eleições internas de 29 de Janeiro. Outro “momento importante” é a eleição dos órgãos nacionais do PAICV para os próximos três anos, como o Conselho Nacional e a Comissão de Jurisdição e Fiscalizaç­ão.

A liderança de Janira Almada foi contestada por um grupo de militantes destacados, alguns antigos colegas no anterior Governo do país, liderado por José Maria Neves, que apresentar­am um “Manifesto de Militância” a pedir mais diálogo interno. Interrogad­o sobre que lugar é reservado a esse grupo, João do Carmo disse que os estatutos do partido não prevêem Grupo de Reflexão, mas lembrou que os elementos “são delegados natos ao Congresso, que é um espaço de debate de discussão aberta”.

O secretário-geral do PAICV informou que, a nível internacio­nal, estão confirmada­s as presenças de partidos que integram a mesma família da Internacio­nal Socialista e representa­ntes de vários partidos políticos amigos. João do Carmo garantiu que está tudo a postos para o Congresso, do qual se espera “muita discussão e muito debate”, mas também “muita serenidade”.

 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Janira Almada foi reeleita líder do PAICV após o partido perder todas as eleições no ano passado
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Janira Almada foi reeleita líder do PAICV após o partido perder todas as eleições no ano passado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola