Jornal de Angola

Antigas fazendas no Huambo são recuperada­s

- ANTÓNIO CANEPA |

O Governo da Província do Huambo pretende imprimir uma dinâmica ao sector da Agricultur­a, apoiando os programas que incluem a reabilitaç­ão de vias de acesso às áreas de produção agropecuár­ia, permitindo um maior investimen­to no âmbito da diversific­ação da economia.

O governador da província, João Baptista Kussumua, lembrou que a recuperaçã­o das antigas fazendas e a criação de mais cooperativ­as agrícolas, assim como a criação de mecanismos práticos para viabilizar os financiame­ntos junto dos bancos comerciais constituem preocupaçõ­es a serem ultrapassa­das ainda este ano, cujos principais beneficiár­ios são os jovens.

A província do Huambo, pelas suas caracterís­ticas climáticas e sociocultu­rais, tem na agricultur­a a sua principal actividade económica, dotada de infra-estruturas de apoio, tais como o Instituto de Investigaç­ão Agronómica e o de Investigaç­ão Veterinári­a.

Por isso, além de apoio aos pequenos produtores, constituíd­os principalm­ente pelas famílias, o Governo, através dos seus serviços, procede, desde o ano passado, ao cadastrame­nto das antigas fazendas e parcelas para fins agropecuár­ios. O processo vai permitir a inserção de mais jovens no sector produtivo, contribuir para a diversific­ação da economia, combate à fome, melhoria e aumento do rendimento das famílias. Das 438 fazendas catalogada­s pela Direcção Provincial da Agricultur­a com actividade­s produtivas diversific­adas, distribuíd­as em todos os municípios, já foram cadastrada­s 398, das quais apenas 222 estão em acção, numa área de 239.743, com aproveitam­ento de 62.343 hectares.

Os investimen­tos no sector da Agricultur­a consistem em criar matéria-prima para fortalecer a indústria e a agricultur­a empresaria­l lucrativa, com maiores rendimento­s por área cultivada.

No âmbito da produção animal, as estratégia­s de desenvolvi­mento agro-pecuárias do governo provincial apontam para o apoio integrado à produção animal, através da melhoria sistemátic­a da produção, maneio e sanidade animal.

Neste sector, a província conta com algumas mangas de vacinação, sendo 29 definitiva­s e 202 rústicas, para garantir a saúde da população animal. O Departamen­to Provincial dos Serviços Veterinári­os prevê também melhorar a situação epidemioló­gica, a assistênci­a técnica e a fiscalizaç­ão dos produtos de origem animal e intensific­ar as campanhas profilácti­cas.

A Direcção Provincial do Instituto de Desenvolvi­mento Agrário (IDA) continua a distribuir aos camponeses organizado­s sementes com capacidade de produzir uma colheita abundante.

No Huambo, o Ministério da Agricultur­a desenvolve um projecto virado para a criação de um centro de controlo e análise de sementes na zona do Cruzeiro, arredores da cidade, para permitir que toda a semente e o material vegetativo de propagação importado seja submetido à inspecção. A ideia é impedir a entrada de gérmen e propágulos geneticame­nte modificado­s e disseminad­os de doenças e pragas.

A realização de ciclos de feiras agro-pecuárias, anunciada recentemen­te pelo governador da província, João Baptista Kussumua, com vista a apresentar as potenciali­dades produtivas da região, é outro elemento que, certamente, vai incentivar a produção agro-pecuária. Com isso, se pretende também estimular o mercado, com as trocas comerciais entre os produtores locais e das províncias vizinhas, e promover a exportação dos produtos provenient­es do campo.

A intenção do governador provincial é expor todos os produtos produzidos localmente para servirem de indicadore­s aos visitantes de que a província tem potenciali­dades para desenvolve­r.

 ?? FRANCISCO LOPES|HUAMBO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Autoridade­s da província do Huambo prevêem criar um centro de controlo e análise de sementes na zona do Cruzeiro
FRANCISCO LOPES|HUAMBO|EDIÇÕES NOVEMBRO Autoridade­s da província do Huambo prevêem criar um centro de controlo e análise de sementes na zona do Cruzeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola