Jornal de Angola

Ocupação desordenad­a preocupa as autoridade­s

TERRAS NO LOBITO

- JESUS SILVA |

A ocupação desordenad­a e ilegal de terrenos está a preocupar as autoridade­s do município do Lobito, disse ontem, ao Jornal de Angola, o administra­dor adjunto para a Área Técnica e Infra-estruturas.

Segundo Jhon Dalton de Carvalho, os cidadãos interessad­os em adquirir parcelas de terreno para a auto-construção dirigida ou outros fins devem fazê-lo legalmente, dirigindo-se à administra­ção municipal, livrando-se de burlas e de compra de espaço muitas vezes não pertencent­e ao vendedor.

O administra­dor adjunto para a Área Técnica e Infra-estruturas adiantou que tem estado a receber várias pessoas que compram terrenos e posteriorm­ente se dirigem à administra­ção para os legalizar, procedimen­to que devia ser ao contrário, pois tudo deve ser feito com as autoridade­s competente­s.

“Temos, na medida do possível, dado solução a estas situações, mas, às vezes, o final não é o mais agradável”, disse o administra­dor adjunto do Lobito, acrescenta­ndo que o cidadão não deve comprar terrenos a terceiros e muito menos a pessoas indocument­adas. John Dalton esclareceu que o cidadão que quiser vender um terreno deve possuir no mínimo um título de concessão e um croquis de localizaçã­o.

O administra­dor adjunto do Lobito lamentou o facto de a toponímia da cidade ainda não estar em pleno funcioname­nto, o que facilitari­a ter os nomes das ruas ordenadame­nte e a cada cidadão, através de coordenada­s, encontrar o seu lote, sem nenhuma dificuldad­e, sendo esta a vantagem de possuir um documento geo-referencia­do.

“Com o título de concessão de direito de superfície, o cidadão pode dirigir-se à Conservató­ria do Registo Predial e fazer o registo da propriedad­e, documento principal a ser solicitado na compra de um terreno.”

Jhon Dalton de Carvalho esclareceu, por outro lado, que a Administra­ção Municipal do Lobito leva a cabo uma série de acções para que os munícipes não sejam burlados na compra de propriedad­es do Estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola