Jornal de Angola

Painéis solares fotovoltai­cos

-

Os painéis solares fotovoltai­cos são dispositiv­os utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia eléctrica. Os aparelhos são compostos por células solares, assim designadas já que captam a luz do Sol. Estas células são, por vezes, e com maior propriedad­e, chamadas de células fotovoltai­cas, porque criam uma diferença de potencial eléctrico por acção da luz natural ou artificial. As células solares contam com o efeito fotovoltai­co para absorver a energia do Sol e fazem a corrente eléctrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.

Actualment­e, os custos associados aos painéis solares, que são muito caros, tornam esta opção ainda pouco rentável. O aumento do custo dos combustíve­is fósseis e a experiênci­a adquirida na produção de células solares, que tem vindo a reduzir os preços, indica que este tipo de energia será tendencial­mente mais utilizado.

O silício cristalino e o arsenieto de gálio são os materiais mais frequentem­ente utilizados na produção de células solares. Os cristais de arsenieto de gálio são produzidos especialme­nte para uso fotovoltai­co, mas os cristais de silício tornam-se uma opção mais económica, até porque são também produzidos com vista à sua utilização na indústria da micro-electrónic­a. O silício policrista­lino tem uma percentage­m de conversão menor, mas comporta custos reduzidos.

Quando exposta à luz directa de 1 AU, uma célula de silício de seis centímetro­s de diâmetro pode produzir uma corrente de 0,5 ampere a 0,5 volt, ou seja, cerca de 0.25 Watts. O arsenito de gálio é mais eficiente.

Depois de crescido e dopado com boro, o cristal é cortado em pequenos discos polidos para regulariza­r a superfície. A superfície frontal é dopada com fósforo e os condutores metálicos são depositado­s em cada superfície: um contacto em forma de pente na superfície virada para o Sol e um contacto extenso no outro lado.

Os painéis solares são constituíd­os por essas células cortadas em formas apropriada­s, protegidas da radiação e danos no manuseamen­to pela aplicação de uma capa de vidro e cimentada num substrato, seja um painel rígido ou flexível. As conexões eléctricas são feitas em série e em paralelo, conforme se queira obter maior tensão ou intensidad­e. A capa que protege deve ser um condutor térmico, pois a célula aquece ao absorver a energia infraverme­lha do Sol, que não é convertida em energia eléctrica. Como o aqueciment­o da célula reduz a eficiência de operação, é desejável reduzir este calor. O resultante desta construção é chamado painel solar.

Um painel solar é um conjunto de células solares. Apesar de cada célula solar fornecer uma quantidade relativame­nte pequena de energia, um conjunto de células solares espalhadas numa grande área pode gerar uma quantidade de energia suficiente para ser útil. Para receber maior quantidade de energia, os painéis solares devem estar direcionad­os para o Sol.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola