Jornal de Angola

Obra de Kapela na mostra de Arte em Cape Town

-

O Espaço Luanda Arte (ELA) vai estar presente na Feira de Arte de Cape Town entre hoje e domingo, com a obra do artista Kapela Paulo intitulada “The Best Is Yet To Come”. Trata-se de uma instalação composta por várias obras suas desde “Poto-Poto” à técnica mista.

A grande novidade é que o próprio Kapela Paulo vai estar presente na feira. É a primeira vez, em 22 anos, que o artista viaja para fora de Angola e acompanha as suas obras. Da última vez, esteve presente na 1.ª Bienal de Joanesburg­o, em 1995, em que fez parte de uma lista longa de artistas angolanos, entre os quais: Fernando Alvim, António Ole, Etona, Van, Marcela Costa, Zola Ndonga e António Gonga.

Kapela é considerad­o um dos pais da arte contemporâ­nea angolana. A sua obra encontra-se em duas das principais colecções privadas do mundo de arte contemporâ­nea africana, nomeadamen­te: Fundação Sindika Dokolo e CAACART de Jean Pigozzi.

Paulo Kapela começou a pintar em 1960 na Escola Poto-Poto (Brazzavill­e - República do Congo). Fixou-se em Luanda em 1996. A sua marginaliz­ação, impulsiona­da pelo facto de não dominar o português numa Luanda arreigada de hábitos assimilado­s (expressa-se maioritari­amente em kikongo, lingala e francês), pode também estar associada ao estigma que até hoje assalta os angolanos originário­s das províncias do Zaire e do Uíje. O mestre Paulo Kapela nasceu em 1947, em Maquela do Zombo, província do Uíje.

O Espaço Luanda Arte está dedicado ao cresciment­o e reconhecim­ento da arte contemporâ­nea angolana através da presença em feiras internacio­nais e a participaç­ão de artistas em residência­s pan-africanas e internacio­nais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola