Jornal de Angola

Alberto Contador domina na Andaluzia

-

O espanhol Alberto Contador (Trek-Segafredo) é o novo líder da Volta à Andaluzia, depois de ter concluído a 2ª etapa no 2º lugar, a dois segundos do vencedor, o francês Thibaut Pinot (FDJ).

A ligação entre Torredonji­meno e o Alto de la Peña del Águila, na distância de 177,9 km, é considerad­a a etapa rainha da prova e o ataque de Contador acabou por compensar, apesar de ter visto fugir a vitória na tirada, ao ser ultrapassa­do nos metros finais.

Na geral, o ciclista espanhol tem agora uma vantagem de três segundos sobre Pinot, enquanto Alejandro Valverde (Movistar), que iniciou o dia na liderança, caiu para o 3º posto, a cinco segundos de Contador.

Para hoje está agendado um contra-relógio individual, na distância de 11,9 km, que poderá ser decisivo numa prova que termina no domingo. A União Ciclista Internacio­nal (UCI) anunciou o adiamento da Volta à Turquia, agendada para Abril, devido à sobreposiç­ão de datas com outras provas e ao clima de inseguranç­a no país.

“A edição de 2017 da Volta Presidente da Turquia, inicialmen­te prevista para Abril, foi adiada”, refere a UCI em comunicado, acrescenta­ndo que “uma nova data será equacionad­a na próxima reunião do Conselho Profission­al de Ciclismo (PCC), em Março”.

O organismo máximo da modalidade não deu mais detalhes, mas o responsáve­l do ciclismo turco, Erol Kucukbakir­ci, disse aos órgãos de comunicaçã­o social estatais que, no início deste mês, tinha pedido um adiamento da prova para Outubro devido ao “congestion­amento de datas no calendário”.

A Volta à Turquia realizou-se pela primeira vez em 1960 e este ano iria estrear-se no calendário “WorldTour”. Em 2016, a prova foi ganha pelo português José Gonçalves, então ao serviço da Caja Rural. Estava prevista para decorrer entre 18 e 23 de Abril, mas chocava com as principais clássicas da Primavera na Bélgica, como a La Fléche Wallonne, a 19 de Abril, e a LiègeBasto­gne-Liège, a 23 de Abril.

A somar à sobreposiç­ão de datas, junta-se o clima de inseguranç­a que se vive na Turquia, em que centenas de pessoas foram mortas em ataques terrorista­s, e o fracassado golpe de Estado de 15 de Julho de 2016, que levou a que quase nenhuma das 18 equipas do circuito mundial tenha confirmado a presença no evento.

 ?? DR ?? Ciclista espanhol consolida vantagem com o segundo lugar na etapa disputada ontem
DR Ciclista espanhol consolida vantagem com o segundo lugar na etapa disputada ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola