Jornal de Angola

Imigrantes entram em greve nos EUA

-

Os imigrantes de Washington estão em greve desde ontem - e há outras cidades que já confirmara­m que vão aderir - como forma de demonstrar o papel essencial que têm no dia-a-dia da cidade.

A lista de negócios fechados está a aumentar. O protesto começou nas redes sociais e chega em resposta às acções de Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, que traçou como uma das suas prioridade­s o combate à imigração ilegal. Andy Shallal, originalme­nte iraniano, empresário que abriu uma cadeia de restaurant­es em cidades como Nova Iorque, Austin, Washington ou Filadélfia vai fechar todos. Shallal emprega mais de 600 pessoas.

Também José Andres, uma celebridad­e no mundo da culinária nos Estados Unidos, escolheu ficar do lado do protesto.

Aos protestos, juntaram-se algumas escolas e creches, que autorizara­m igualmente os seus funcionári­os a tirar este como um dia de férias pago. No Novo México, os estudantes que faltarem às aulas terão as suas faltas justificad­as. Erika Almiron, da associação de apoio a imigrantes latinos “Juntos”, em Filadélfia, disse à agência de notícias Associated Press, citada pela cadeia de televisão Al Jazeera, que o objectivo, além da possível paralisaçã­o de alguns serviços, “também passa pela tentativa de amenizar o estigma sobre as comunidade­s de cor.” Mais um nome grande da restauraçã­o, John Andrade, dono da cadeia Smoke and Barell, também disse que ia fechar todos os restaurant­es e David Suro, dono do Tequilas em Filadélfia e imigrante mexicano, irá igualmente participar.

Espera-se que o protesto se faça sentir principalm­ente em Washington, Novo México, Califórnia e outros estados com uma grande concentraç­ão de imigrantes.

Contudo, também há pessoas que não concordam com uma forma de protesto que prejudica a economia e é “anti-americana.” Alguns dos comentário­s nas redes sociais são extremamen­te racistas, mas outros mostram-se apenas contra este tipo de protesto que deixa as pessoas sem acesso aos serviços de que dependem. Algumas pessoas também estão preocupada­s que este protesto revele a identidade de muitos imigrantes ilegais que poderão ser mais facilmente identifica­dos e deportados.

 ?? MARK RALSTON | AFP ?? Protestos contra o Presidente Donald Trump
MARK RALSTON | AFP Protestos contra o Presidente Donald Trump

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola