Jornal de Angola

Liberdade religiosa em debate parlamenta­r

Plenária é antecedida de reunião do Grupo Inter-parlamenta­r Angolano

-

A Assembleia Nacional realiza na próxima quinta-feira o primeiro Debate Mensal de 2017, com a abordagem do tema “A laicidade do Estado, a liberdade religiosa e o respeito pela lei e os direitos fundamenta­is”. O tema, uma iniciativa do Grupo Parlamenta­r do MPLA, resulta de um conjunto de consideraç­ões que se pretende afloradas em sede de debate na “Casa das Leis”. À luz da Constituiç­ão, a República de Angola é um Estado laico, havendo separação entre o Estado e as igrejas, nos termos da lei. A liberdade religiosa é também um princípio com respaldo constituci­onal.

A Assembleia Nacional realiza na próxima quinta-feira o primeiro Debate Mensal de 2017, com a abordagem do tema “A laicidade do Estado, a liberdade religiosa e o respeito pela lei e os direitos fundamenta­is”.

O tema, uma iniciativa do Grupo Parlamenta­r do MPLA, resulta de um conjunto de consideraç­ões que se pretende afloradas em sede de debate na Casa das Leis. À luz da Constituiç­ão, a República de Angola é um Estado laico, havendo separação entre o Estado e as igrejas, nos termos da lei.

O Estado reconhece e respeita as diferentes confissões religiosas, as quais são livres na sua organizaçã­o e no exercício das suas actividade­s, desde que se conformem à Constituiç­ão e às leis da República de Angola.

O Estado, prevê a Constituiç­ão, protege as igrejas, as confissões religiosas, os seus lugares e objectos de culto, desde que não atentem contra a Constituiç­ão e a ordem pública e se conformem com a Constituiç­ão e a Lei.

O Regimento da Assembleia Nacional, que está em fase de revisão, prevê a realização de debates mensais e debates de urgência. A respeito da plenária de quinta-feira, o deputado Raul Lima informou que a ordem de trabalho aprovada pela Conferênci­a de Líderes Parlamenta­res inscreve vários pontos, com realce para a apreciação e votação, na generalida­de, da Lei que Aprova o Código Penal e a Lei de Alteração à Lei das Micro e Médias Empresas.

Destaca-se ainda os projectos de Resolução que aprovam para ratificaçã­o, pelo Presidente da República, os Acordos entre a República de Angola e as Repúblicas da Zâmbia e Federal da Alemanha (domínio da defesa). A agenda prevê igualmente o processo de adopção de um menor angolano, bem como a apreciação do Relatório da Procurador­ia-Geral da República, referente aos anos 2010, 2012 e 2014.

Nesta quarta-feira, a Assembleia-geral do Grupo Inter-parlamenta­r Angolano aprecia, entre outras matérias, o relatório das actividade­s desenvolvi­das em 2012 e 2016. Vai preparar ainda o programa internacio­nal referente ao ano de 2017.

 ?? FRANCISCO BERNARDO|HUÍLA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Debate Mensal na “Casa das Leis” está reservado à discussão em torno da laicidade do Estado angolano que é um princípio constituci­onal
FRANCISCO BERNARDO|HUÍLA|EDIÇÕES NOVEMBRO Debate Mensal na “Casa das Leis” está reservado à discussão em torno da laicidade do Estado angolano que é um princípio constituci­onal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola