Jornal de Angola

Membros influentes abandonam o PRS

- MANUEL FONTOURA |

Domingos Kimbanda, membro do Conselho Político do Comité Nacional do Partido de Renovação Social (PRS) e antigo secretário provincial do partido no Cuanza Norte, Daniel Afonso, até então membro do Comité Nacional, secretário provincial do Departamen­to de Economia e Finanças e primeiro secretário municipal de Lucala, assim como o secretário municipal do Kikulungo, Pedro Zua Cassumba, anunciaram sábado o desejo de abandonar a agremiação liderada por Eduardo Cuangana.

Estes três membros influentes do PRS na província do Cuanza Norte garantem ter consigo dezenas de outros militantes do partido, igualmente desiludido­s com o rumo que está a ser seguido pela actual direcção do PRS e determinad­os a ingressar no MPLA. Questionad­o sobre o momento em que decidiram fazer esse anúncio, Daniel Afonso disse ser o “momento oportuno”, tendo em conta o passar dos anos e o aproximar de mais um acto eleitoral sem um mínimo de garantia de bons resultados.

Em conferênci­a de imprensa, em Ndalatando, Daniel Afonso assumiu o papel de porta-voz de um grupo numeroso de militantes que o acompanhar­am na decisão de desistir do PRS. “Após uma reflexão mais cuidada e profunda, decidimos pôr fim à militância no partido por entendermo­s que este não tem ambições políticas nem projectos sérios para governar Angola.”

Após vários anos de militância, afirmou, “não sentimos no PRS qualquer vontade política séria de contribuir para a solução dos principais problemas dos angolanos, tão pouco dos problemas pessoais de seus quadros e seguidores”. Daniel falou também do “perigoso carácter regionalis­ta” seguido pela direcção do partido, que os que decidiram abandonar entendem ser uma “violação grosseira” dos princípios da unidade nacional, da democracia e do fortalecim­ento da paz e integridad­e territoria­l.

“Decidimos desta forma juntarmo-nos ao partido que desta forma tem demonstrad­o capacidade para conduzir Angola, que tem lutado para manter o país no rumo certo e que apesar de todas as contraried­ades de vária ordem não tem poupado esforços para a reconstruç­ão de uma Angola cada vez melhor”, disse. Fez saber que, numa altura em que se aproximam as eleições não podiam estar de fora desta grande família que é o MPLA. Por isso reafirma que a sua decisão é “livre, consciente e irrevogáve­l”. Já o secretário provincial do partido no Cuanza Norte, Domingos Kimbanda, alerta para o iminente risco de o PRS encerrar as portas na província, porque, referiu, muitos mais vão abandonar.

“Como membro do Conselho Político, eu domino os 10 municípios do Cuanza Norte. Vamos continuar a trabalhar para motivarmos os que ficaram para que sigam os nossos passos, porque o PRS no Cuanza Norte tem de abandonar a ideia do federalism­o democrátic­o que continua teimosamen­te a defender e nós vamos ajudar a acabar com isso”, disse.

 ?? MANUEL FONTOURA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Daniel Afonso leu a mensagem em que manifesta o desejo de deixar o PRS e aderir ao MPLA
MANUEL FONTOURA|EDIÇÕES NOVEMBRO Daniel Afonso leu a mensagem em que manifesta o desejo de deixar o PRS e aderir ao MPLA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola