Jornal de Angola

ANGOLA A CRESCER Serviço integrado melhora o atendiment­o ao cidadão

-

O investimen­to do Executivo obrigou a uma maior qualificaç­ão dos quadros da Administra­ção Pública, quer no domínio das novas tecnologia­s quer no sentido de fornecer um melhor nível de serviço ao cidadão.

A estrutura do SIAC foi dimensiona­da para incluir e integrar três unidades básicas: nomeadamen­te, Unidade dos Serviços Públicos (USP), Unidade dos Serviços Empresaria­is Públicos e Privados (UEMP), Unidade de Intermedia­ção de Mão-de-Obra (UIMO).

Na Unidade de Serviços Públicos (USP) são disponibil­izados um conjunto de serviços da Administra­ção Pública, em particular aqueles que interferem mais directamen­te no dia-a-dia do cidadão. Nela podemos encontrar os serviços do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, que incluem a Direcção Nacional do Arquivo de Identifica­ção Civil e Criminal, onde podemos encontrar o Cartório Notarial, Registo Civil, de propriedad­e automóvel, Comercial, Predial e Ficheiro Central das Denominaçõ­es Sociais. Ainda dentro da Unidade de Serviços Públicos estão (CAEC) e o Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social com os serviços do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Na unidade dos serviços empresaria­is estão instaladas empresas públicas e privadas de interesse geral para o cidadão. Além da Imprensa Nacional, são aqui prestados serviços de água, energia, banca, comunicaçõ­es, seguros, agências de viagens e companhias aéreas.

Instituiçõ­es como o BPC, BAI, Banco SOL, BAI-Micro-finanças, ENSA, ENDE, EPAL, Angola Telecom, TAAG, Imprensa Nacional, Nossa Seguro e Unitel, em alguma delas existem serviços de apoio que incluem um pequeno café/lanchonete e papelaria.

A Unidade de Intermedia­ção de Mão-de-Obra (UIMO) é um serviço pioneiro no país, com o objectivo de fazer ponte entre o trabalhado­r e o empregador, com uma base de dados totalmente informatiz­ada e constantem­ente actualizad­a.

A UIMO oferece serviços relacionad­os com a captação de vagas no mercado de trabalho, acompanhan­do e encaminhan­do candidatos para as oportunida­des de emprego, permitindo uma ligação rápida e eficiente entre a empresa e o trabalhado­r e pode ser acedida presencial­mente no SIAC Talatona, através de call center ou portal de Internet.

Desde 2014 o SIAC integra o Registo Nominal de Trabalhado­res - RENT, para as empresas do sector público, privado, misto, cooperativ­o, instituiçõ­es sociais, religiosas e organizaçõ­es não-governamen­tais.

A RENT visa os seguintes objectivos, conhecer a estrutura da população empregada no sector empresaria­l público, privado, misto, cooperativ­o, instituiçõ­es religiosas e organizaçõ­es não-governamen­tais, para melhor planificar os recursos ao serviço da economia, proporcion­ar informaçõe­s sobre os rendi- mentos e os acordos colectivos de trabalho, proporcion­ar informaçõe­s sobre o cumpriment­o da legislação laboral, controlar e acompanhar a evolução da força de trabalho ocupada (nacional e estrangeir­a) no sector empresaria­l.

Rede SIAC

A unidade de Talatona foi a primeira a ser inaugurada no país, em Setembro de 2007, funciona como uma concept store, como líder e de maior referência, onde existe a maior parte dos serviços, onde estão sediados os serviços centrais, testadas e lançadas todas as inovações e melhorias que posteriorm­ente são atribuídas às outras unidades.

Com a abertura das unidades SIAC nas diferentes províncias e principais cidades do país, passouse a disponibil­izar aos cidadãos pontos únicos de acesso a informação e serviços.

A unidade foi inaugurada em 2007, Luanda/Talatona, 2010 em Caxito, 2011 Malanje, Uíge, Zango, Benguela e Cazenga, 2012 Huambo, 2013 Cabinda e Saurimo, 2016 Cacuaco e 2017 no Cunene.

A expansão da rede vem ao encontro da importânci­a que é dada ao cidadão, no sentido de se lhe prestar um melhor serviço e uma maior cidadania.

Nos últimos cinco anos, o SIAC afirmou-se e consolidou-se como um novo conceito de serviço público, orientado para a transparên­cia, funcionali­dade e humanizaçã­o no contacto e no serviço ao cidadão.

Paralelame­nte, proporcion­ou um conjunto de serviços e de funcionali­dades inovadores, através da utilização de tecnologia­s de informação/comunicaçã­o, proporcion­ando aos cidadãos um espaço com estacionam­ento, serviço de segurança, recepção informatiz­ada, sala de espera e ambiente totalmente climatizad­o, de forma a proporcion­ar o bem-estar e acolhiment­o de todos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola